Comissão Nacional da Verdade divulga relatório final este mês

Publicado em 01/12/2014 - 10:53 Por Karol Assunção - Brasília

Após três anos da lei que criou a Comissão Nacional da Verdade, ela chega à etapa final. No próximo dia 10 de dezembro, os integrantes da Comissão vão divulgar o relatório final da apuração dos casos de violação aos direitos humanos ocorridos no Brasil entre 1946 e 1988, com atenção maior aos crimes cometidos entre 1964 e 1985, durante a ditadura militar.

 

Desde a instalação, em maio de 2012, a Comissão realizou audiências públicas, colheu mais de mil depoimentos e documentos, e visitou sete instalações militares onde ocorreram violações aos direitos humanos.

 

Nas diligências, presos políticos reconheciam os locais de torturas. Em depoimento à Comissão da Verdade durante visita ao Décimo Segundo Regime de Infantaria de Belo Horizonte, em setembro deste ano, a assistente social Gilse Cosenza foi uma das que se lembraram do local.


Durante esse período, a Comissão ainda teve de enfrentar desafios, como o silêncio dos militares. 


Por outro lado, a Associação Nacional dos Militares do Brasil criticou o fato da Comissão da Verdade não investigar os crimes cometidos por militantes, como aponta o presidente da entidade, Marcelo Machado.

Porém, esse argumento é contestado pela própria Comissão. Em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil, em setembro, o coordenador da Comissão, Pedro Dallari, explicou o motivo.

A expectativa é que todo o material colhido pela Comissão Nacional da Verdade revele fatos que ainda marcam vidas, como a do integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos, Ivan Seixas.

Histórias que mudaram destinos, expectativas de futuro e transformaram famílias.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo