Estudo aponta erros no encarceramento de grávidas no Rio

Publicado em 25/11/2015 - 17:49 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Pobre, negra, com baixa escolaridade, presa provisória ou ré primária envolvida com tráfico de drogas ou outro crime de baixo potencial ofensivo.

 

Esse é o perfil das mulheres grávidas ou que tiveram filhos durante a detenção, encarceradas no presído Talavera Bruce ou na unidade materno infantil no Rio de Janeiro.

 

A coordenadora da pesquisa e ex-presidenta do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Maíra Fernandes, destaca que a maior parte das mulheres não deveria estar no sistema prisional. Poderiam cumprir penas alternativas ou mesmo já estar em plena liberdade. 

 

 

Últimas notícias
Educação

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo