Seu Jorge deverá ser ouvido pela Polícia após sofrer racismo no RS

Publicado em 19/10/2022 - 16:08 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase uma semana após o episódio de racismo contra o cantor Seu Jorge e a banda que o acompanhava, em show em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a polícia deve ouvir, nesta quinta-feira (20), o presidente do espaço, Paulo José Kolberg.

Segundo a delegada Andrea Mattos, titular da Delegacia de Combate à Intolerância da Polícia Civil do estado, Kolberg vai relatar o que viu, durante o show do cantor Seu Jorge, na última sexta-feira (14) onde estavam cerca de 900 pessoas. Após encerrar o show, Seu Jorge e a banda dele teriam sido alvos de vaias e ofensas raciais.

O clube tem até a próxima sexta para encaminhar imagens do circuito de segurança do local, à polícia. Na internet, circulam vídeos de pessoas que estavam no evento. E é possível ouvir vaias e gritos de “macaco” e outras manifestações racistas. Três dias após o ocorrido, o cantor Seu Jorge, de 52 anos, publicou um vídeo, nas redes sociais, relatando a situação.

A delegada Andrea Mattos também explicou que foi solicitado ao cantor que preste um depoimento à polícia, sobre o ocorrido. Segundo ela, as imagens serão analisadas para identificar os autores. Para a titular da Delegacia de Combate à Intolerância, embora o caso precise ser mais apurado, o episódio é de racismo, e não de injúria racial.

De acordo com a delegada Andrea Mattos, se os possíveis agressores forem identificados, devem ser indiciados e o caso segue para o Ministério Público, que arquiva o caso ou oferece denúncia contra os envolvidos.

Caso a denúncia seja acatada pelo MP, a pena varia de um a três anos de cadeia e pode haver relaxamento.

Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

RJ: mães de crianças autistas denunciam cancelamento de plano de saúde

Um grupo de mães protestou, nesta quarta-feira (15), em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro, contra o cancelamento unilateral de planos de saúde Amil de pessoas com transtorno do espectro autista.

Baixar arquivo
Geral

Conselho da Petrobras aprova fim do mandato de Jean Paul Prates

A diretora executiva de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti, foi nomeada presidente interina até a eleição e posse da nova ocupante do cargo, a engenheira Magda Chambriard, indicada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo
Geral

Haitianos e venezuelanos denunciam xenofobia nos abrigos do RS

A presidente da Associação dos Haitianos no Brasil, Anne Milceus Bruneau, relata que os imigrantes estão recebendo comida crua e que roupas e materiais de higiene não estariam sendo distribuídos igualmente entre os desabrigados. Além disso, o acesso à água estava sendo insuficiente.

Baixar arquivo
Geral

RS: oito rodovias federais têm bloqueios totais por causa de enchentes

A BR-116, que é uma importante ligação de Porto Alegre com o resto do país, tem uma série de bloqueios totais entre Canoas e Caxias do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Anac proíbe a venda de passagens aéreas para Porto Alegre

O aeroporto da capital gaúcha está fechado por tempo indeterminado por causa da inundação no terminal, afetando mais de 490 mil passageiros.

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul tem previsão de geada em grande parte do estado

Entre esta quinta e sexta-feira, a chuva retorna ao estado, mas sem volumes expressivos. Ainda hoje é muito alta a probabilidade de enxurradas, alagamentos e inundações.

Baixar arquivo