Rio de Janeiro terá política de proteção a refugiados e imigrantes

Publicado em 22/12/2022 - 16:21 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro ganhou uma política de proteção a direitos de refugiados e migrantes. A lei com a medida foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes. Com isso, a partir de agora, migrantes e refugiados e suas famílias terão acesso a direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal, como serviços públicos e direitos trabalhistas.

O projeto foi apresentado na Câmara Municipal do Rio depois do assassinato do congolês Moïse Kabagambe, de 24 anos, no início deste ano. Moïse foi morto a pauladas, ao lado do quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde prestava serviços como diarista. Três dos acusados pela morte de Moïse estão presos.

A lei, de autoria da vereadora Thais Ferreira, do PSOL, e com coautoria de outros seis parlamentares.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

No Sudão ataques de grupo paramilitar deixam mais de 30 mortos

No Sudão, ataques do grupo paramilitar "Forças de Apoio Rápido" na cidade de Sennar causaram a morte de ao menos 31 pessoas neste domingo. Outras 100 pessoas ficaram feridas.

Baixar arquivo
Geral

Programas de rádio da EBC chegarão a mais 3,8 milhões de ouvintes

O Ministério das Comunicações autorizou a ampliação do serviço de radiodifusão sonora FM, de frequência modulada, para cinco novas localidades: Guajará-Mirim, em Rondônia; Limeira e Campinas, no estado de São Paulo; a capital mineira Belo Horizonte; e União dos Palmares, em Alagoas.  

Baixar arquivo
Política

Lula autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições municipais

Os locais e períodos de emprego das Forças serão definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, conforme os termos de requisição.

Baixar arquivo
Segurança

Violência policial poderá ser denunciada via ouvidoria do CNMP

As manifestações poderão ser feitas por meio dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional do Ministério Público e suas redes sociais institucionais.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 em São Paulo

O alerta da Fiocruz se baseia no último Boletim InfoGripe, que aponta um aumento acentuado de internações por casos de covid-19, principalmente no estado de São Paulo, onde o número de casos cresceu 36% entre julho e agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Farmácia Viva, da UFRRJ, cultiva plantas para produzir fitoterápicos

O objetivo é que a população de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, tenha acesso a medicamentos fitoterápicos e possa usá-los com a assistência de profissionais de saúde. São mais de 35 espécies plantadas na fazenda Nossa Senhora do Amparo.

Baixar arquivo