Audiodescrição em pontos turísticos garante acessibilidade no Recife

Publicado em 05/06/2024 - 16:22 Por Madson Euler* - repórter da Rádio Nacional - São Luís

“Eu me chamo Angelle Freitas. Eu sou uma mulher de 40 anos com múltiplas deficiências adquiridas. Eu sou uma mulher cega total, tenho uma deficiência física, eu uso uma prótese na perna esquerda, e sou surda do ouvido direito”.

Essa descrição que a pernambucana Angelle Freitas faz de si, é importante para que outras pessoas com deficiência visual e mesmo os ouvintes da Rádio Nacional possam conhecê-la um pouco mais.

E, como cega total, ela agora poderá ter esta mesma abordagem descritiva ao visitar alguns pontos turísticos do Recife, como o Marco Zero, a Praça da República e o Teatro Santa Isabel, através de um aplicativo chamado “Visões Sonoras da Cidade”.

Angelle fez parte do grupo que utilizou o recurso pela primeira vez, no final de maio.

“Foi um momento de grande valia, porque muitas vezes a sociedade acredita que nós não participamos de eventos culturais, por falta de interesse, por conta da nossa deficiência. Mas a questão não é essa, a questão é a acessibilidade. Como que a gente vai participar de locais em que a gente fique perdido entre aspas sem saber da história daquele lugar, sem saber da importância daquele lugar”.

Mayara Esteffany perdeu a visão, mas já tinha visitado esses locais enquanto enxergava. Ela relatou como foi a nova experiência.

“Eu já tinha visitado todos os lugares que a gente foi, mas eu tinha visitado quando eu enxergava. Então tudo ali tava muito novo para mim, com audiodescrição. Cada coisinha que foi dita eu vi com a nova percepção”.

O “Visões Sonoras da Cidade”, tem apoio da Prefeitura do Recife e usou recursos da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa é da “Com Acessibilidade Comunicacional", que coordena projetos em áreas como artes e turismo, com foco na inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência.

A próxima etapa será entregar as audiodescrições dos pontos turísticos para a Secretária Municipal de Turismo, que irá colocar as placas com QR codes nestes locais para que o recurso possa ser acessado.

* Com produção de Dayana Vitor

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Audiodescrição em pontos turísticos garante acessibilidade no Recife

Angelle Freitas, que é cega, comemorou a iniciativa. "A sociedade acredita que nós não participamos de eventos culturais, por falta de interesse, por conta da nossa deficiência. Mas a questão é a acessibilidade. Como que a gente vai participar de locais em que a gente fica perdido?”, questiona.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: mercúrio usado no garimpo brasileiro tem origem desconhecida

Estudo indica que parte do mercúrio usado em garimpos no Brasil pode ser ilegal

Baixar arquivo
Política

Marina Silva vai propor Plano Nacional de Emergência Climática a Lula

Ministra e o presidente Lula discursaram em evento que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Lula assinou ainda decretos na área ambiental.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Focos de incêndio no Pantanal aumentam em 1000%

Os números são da plataforma BDQueimadas, disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Baixar arquivo
Geral

Morte de Djidja Cardoso traz debate sobre uso ilegal da cetamina

Nesta semana, a Polícia Civil do Amazonas divulgou as prisões de quatro pessoas acusadas de distribuir cetamina ilegalmente. O grupo pegava a droga em clínicas veterinárias.

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no RS: 44 pessoas seguem desaparecidas e há 172 mortos

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 44 pessoas seguem desaparecidas e 172 perderam suas vidas. Já o número de mortes por leptospirose aumentou para 13, segundo o Centro de Vigilância em Saúde do Estado. Outros sete óbitos pela doença são investigados.

Baixar arquivo