Trocando em Miúdo: Pesquisa mostra tempo gasto para pagar imposto no Brasil

Publicado em 09/11/2015 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, pessoa ouvinte e cidadã. Época de crise econômica, o governo precisando aumentar de qualquer jeito a arrecadação de impostos, para entrar mais dinheiro no caixa, e olha o que acontece.

 

De acordo com uma pesquisa do Banco Mundial, enquanto nos países desenvolvidos o tempo gasto por ano, para pagar imposto, é de 177 horas, aqui no Brasil sobe para 2.600 horas. A média na América Latina é de 361 horas. Vamos nessa?


Vamos para o seguinte ponto da mesma pesquisa. Começar um negócio, abrir uma empresa - pequena, média ou grande – demora 83 dias aqui no Brasil para cumprir 11 procedimentos.

 

Vamos comparar a mesma situação com a Nova Zelândia. Lá, para abrir uma empresa, a pessoa gasta apenas um dia. Aqui, são 83 dias. No México, melhor colocada entre os países da nossa América Latina, a pessoa gasta 6 dias e mais 8 horas. 

 

Vamos para outros pontos da mesma pesquisa do Banco Mundial sobre a facilidade, ou não, de fazer negócios. No conjunto geral, entre os quase 200 países pesquisados, o Brasil ocupa a posição de número 116. Piores do que a gente, aqui por perto, estão a Argentina, a Bolívia e a Venezuela. Esta fica na posição número 186.


Permissão para construir. O Brasil, só neste ítem, ocupa a posição 169. É porque, aqui, a pessoa para conseguir permissão para construir, pode ser até uma fábrica, gasta até 425 dias. Só para registrar a propriedade, depois de construída, são outros 32 dias. No pagamento de impostos, cai para a posição 178.


Posição um pouco melhor o Brasil ocupa na pesquisa do Banco Mundial no quesito facilidades para conseguir crédito. A nossa posição é a de 97.

 

Mas olha só o que acontece na nossa vizinha Colômbia. Ela ocupa o segundo melhor lugar, no mundo, na hora de facilitar a concessão de crédito na hora da pessoa se interessar em abrir um negócio.


A mesma pesquisa do Banco Mundial, na parte do Brasil, lembra que na hora de fazer reformas, tivemos aquela parte que facilitou o processo de exportação, reduzindo o tempo gasto pelo uso de meios eletrônicos. Mas também afirma que o Brasil encareceu a transferência da propriedade quando aumentou o imposto para este tipo de transação financeira.

 

Então, tá.
Vou ali visitar a dona burocracia e já volto.
Inté e Axé.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo