Governo muda composição de vacina contra febre aftosa

Pecuária

Publicado em 25/07/2017 - 09:47 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A composição e o volume da dose de imunização da vacina contra a febre aftosa serão alterados. A informação é do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sidam).


As mudanças vão ocorrer em três etapas, até novembro de 2018. A primeira delas já será implementada no próximo mês. Será o início do processo de retirada da saponina, substância que provocava uma severa reação inflamatória e abcessos na proteína, o que levou à suspensão das importações de carne bovina pelo governo norte-americano, no mês passado.


O próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  (Mapa) atribuiu a decisão à existência do abcesso e determinou a exportação de carne fatiada para contornar o problema.


Outra mudança implementada será o início da fabricação de vacina contra aftosa bivalente, com a retirada do vírus C, já erradicado do Brasil. A partir de maio do ano que vem, a indústria passará a produzir vacina com 2 mililitros (ml), em substituição a atual, de 5 ml.


A nova vacina estará disponível na campanha oficial de vacinação de novembro de 2018.

 

As alterações na vacina estão em um documento que seis entidades do agronegócio encaminharam no dia 10, deste mês, ao Ministério da Agricultura.

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo