Fundo de pensão dos Correios sofre intervenção de 180 dias

Postalis

Publicado em 04/10/2017 - 12:23 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A diretoria colegiada da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc, decretou intervenção no Instituto de Seguridade Social dos Correios, o Postalis, pelo prazo de 180 dias.

 

A determinação foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. A Previc afirmou, em seu site, que a intervenção no fundo de pensão dos Correios foi motivada, em especial, “por descumprimento de normas relacionadas à contabilização de reservas técnicas e aplicação de recursos”, sem dar mais detalhes sobre a decisão.

 

Para interventor do Postalis, a Previc nomeou Walter de Carvalho Parente, que já fez o mesmo trabalho no fundo de pensão Serpros.

 

O Postalis é um dos alvos da CPI dos Fundos de Pensão. Em abril, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou prejuízo de mais de R$ 1 bilhão nos fundos de investimentos que integram o Postalis e determinou a indisponibilidade de bens por um ano dos ex-diretores e ex-membros do Comitê de Investimentos do instituto.

 

O prejuízo foi causado, segundo o TCU, por investimentos fraudulentos, negligentes e em desacordo com a política interna de investimentos do fundo.

 

Na ocasião, os ministros decidiram que os Correios não deveriam ser responsabilizados pelos prejuízos, mas determinaram que a estatal elaborasse, em 90 dias, um plano com ações para melhorar a fiscalização do Postalis e o acompanhamento da gestão de investimentos do fundo.

 

A reportagem entrou em contato com o Postalis, dos Correios e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

 

* Matéria atualizada às 15h02 para acréscimo de informações.

Últimas notícias
Geral

Bombeiros, médicos e defesa civil de outros estados auxiliam RS

O Consórcio Nordeste enviou, pelo menos, 100 profissionais para o estado. Já o Governo de Minas Gerais, enviou 28 militares e duas aeronaves, entre elas um helicóptero, com recurso de sobrevoo noturno

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul pede para turistas remarcarem suas viagens

O Governo do Rio Grande do Sul e a Associação Brasileira de Agências de Viagens pedem para que as pessoas não cancelem viagens programadas por causa das enchentes, mas que considerem remarcar a ida para lá em uma data futura.

Baixar arquivo
Economia

Show da Madonna gera mais de 300 milhões de reais à economia carioca

Estado e Prefeitura gastaram, juntos, 20 milhões de reais, um terço do valor total de 60 milhões, que incluiu aportes da iniciativa privada. Em retorno para o município gerou mais de 300 milhões de reais à economia carioca.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 83 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Subiu para 83 o número de mortes por causa das chuvas no Rio Grande do Sul. 

Mais de 850 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes em 345 municípios, quase 70% do estado.

Cerca de 435 mil clientes estão sem luz e 884 mil sem água. 

Baixar arquivo
Geral

Prazo para emitir e regularizar o título termina na próxima quarta

No estado do Rio Grande do Sul, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, autorizou a prorrogação do prazo por mais 15 dias, devido à situação de calamidade pública provocada pelos temporais dos últimos dias.

Baixar arquivo
Esportes

Jogos de Paris: Brasil conquista vaga no revezamento 4x400 masculino

O revezamento formado por Lucas Carvalho, Lucas Villas, Hugo Miranda e Mateus Lima conseguiu uma das últimas vagas para os Jogos de Paris.

Baixar arquivo