Rio Grande do Sul pede para turistas remarcarem suas viagens

Objetivo é ajudar na recuperação da economia do estado

Publicado em 06/05/2024 - 13:46 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luis - MA

O Governo do Rio Grande do Sul e a Associação Brasileira de Agências de Viagens pedem para que as pessoas não cancelem viagens programadas por causa das enchentes, mas que considerem remarcar a ida para lá em uma data futura. É que ao fazer isso, o turista vai ajudar também na recuperação do Estado, como explica a Presidente do Conselho da Associação, Ana Carolina Medeiros.

De acordo com dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, apenas as redes de hotéis e outros alojamentos empregam diretamente cerca 18 mil pessoas, sem contar o restante da cadeia de turismo e os trabalhadores informais. 

Ana Carolina também explica que, nessa situação de "calamidade", as viagens para Porto Alegre estão sendo remarcadas, sem custos, por todas companhias aéreas.

Apenas os aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas. 

O ministério do Turismo já anunciou a liberação de R$ 100 milhões para empreendedores ligados ao setor que foram afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O crédito deve ser disponibilizado de modo emergencial.

Esses recursos podem beneficiar empresas de hospedagem, agências, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos, restaurantes, cafeterias e bares, que estiverem registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Essa linha de crédito serão condições diferenciadas de pagamento para a obter capital de giro, realizar obras e adquirir equipamentos.

Por enquanto, a Secretaria de Turismo do governo gaúcho reforça que as pessoas de fora devem evitar tentar se deslocar, neste momento, para o estado. 

 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo
Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais a partir de segunda

Por semana, serão 12 voos da Latam, saindo de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A partir do próximo sábado, nove voos da Gol, de Guarulhos. 

Baixar arquivo
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo