Funcionários da Eletrobras fazem paralisação; serviços essenciais serão mantidos

Protesto

Publicado em 11/06/2018 - 16:49 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Mesmo com uma decisão judicial impondo um limite de 25% de adesão, os trabalhadores do Sistema Eletrobras decidiram manter a paralisação programada para esta segunda-feira (11).

 

De acordo com a Federação Nacional dos Urbanitários, como as entidades que representam a categoria ainda não foram notificadas, 90% dos 24 mil funcionários do sistema aderiram ao movimento. Os outros 10%/ são profissionais da área operacional que trabalham por turno de 24 horas e estão garantindo os serviços essenciais. A federação convocou assembleias, ao longo do dia, para deliberar a continuidade da paralisação assim que for notificada da decisão. Inicialmente, a paralisação terá a duração de 72 horas.

 

A manifestação é contra a privatização da empresa e alcança todas as unidades de geração, transmissão e distribuição de energia, além das distribuidoras nos estados.

 

De acordo com o diretor da federação, Emanuel Mendes, a categoria pede também a saída do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior que esta conduzindo o processo de venda.

 

Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a publicação do edital de privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras.

 

A intenção do governo é finalizar o processo até 31 de julho mas, ele foi suspenso por uma decisão da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. A Eletrobras já recorreu mas, o recurso ainda não foi julgado.
Em nota, a empresa afirmou que não dispõe de recursos suficientes para realizar investimentos e, por isso,  a capitalização da companhia é necessária. Quanto às tarifas, alegou que fez um estudo com vários cenários que apontou redução já em 2019, como consequência da desestatização.

 

A Eletrobras declarou ainda, que todos os desligamentos do quadro de pessoal durante o processo de reestruturação foram feitos por meio de programas de aposentadoria extraordinária ou de demissão consensual, com o pagamento de todos os direitos trabalhistas.

Últimas notícias
Esportes

Goalball: seleção masculina conquista medalha de bronze em Paris

A equipe masculina não decepcionou, venceu a China por 5 a 3 e assegurou pela quarta edição seguida um lugar no pódio.

Baixar arquivo
Cultura

Fortificações e capela no Rio de Janeiro são tombadas pelo Iphan

O Rio de Janeiro conquistou o tombamento definitivo de mais dois importantes pontos turísticos do estado.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Nordeste discute IA e modelos de negócios

Acadêmicos, pesquisadores, estudantes, empresas e profissionais da tecnologia estão reunidos em Pernambuco para trocar experiências e explorar oportunidades de negócios em um dos maiores eventos do setor no Brasil.

Baixar arquivo
Educação

Jogo virtual ajuda estudantes com desafios da gestão pública

Cidade em Jogo é uma ferramenta que estimula jovens a pensar sobre cidadania, tomada de decisão e prioridades na administração de uma cidade. 

Baixar arquivo
Geral

Anatel investiga interferência no GPS do aeroporto de Guarulhos

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações estão fazendo plantão por prazo indeterminado para descobrir de onde vêm os sinais clandestinos que têm afetado o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Baixar arquivo
Economia

Sabatina de Gabriel Galípolo é marcada para o dia 8 de outubro

Data foi definida pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Antes disso,  o economista deverá se reunir com senadores para apresentar seu pensamento sobre a política monetária, e, depois, passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos.

Baixar arquivo