Temer assina decretos com novas regras para o setor de mineração

Meio Ambiente

Publicado em 12/06/2018 - 16:20 Por Danyele Soares - Brasília

Novas regras prometem dar mais agilidade, transparência e segurança jurídica ao setor da mineração. Nesta terça-feira, o presidente Michel Temer assinou dois decretos que tratam do setor: um deles traz novas normas para a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Esses royalties são pagos pelas empresas para compensar os efeitos das atividades no meio ambiente.

 

Com o decreto, municípios que não são produtores, mas que são impactados pelo transporte, embarque e a presença das companhias receberão 15% do tributo.

 

O percentual foi obtido a partir da redução nos valores que são pagos aos outros entes federativos. Por exemplo, as cidades produtoras, que recebiam 65%, vão passar a ter direito a 60% dos valores pagos pelas mineradoras.

 

No ano passado, o setor mineral pagou cerca de  R$ 1,8 bilhão com a compensação.

 

O presidente da mineradora Serra Verde, Luciano Borges, destacou que, com o novo modelo de partilha, as parcerias com as cidades e as populações podem aumentar.

 

O outro decreto assinado por Temer prevê exigências ambientais mais rígidas no Código de Mineração. Entre as novas determinações estão: a previsão expressa da responsabilidade do minerador de recuperar as áreas degradadas e a exigência de ser colocado em prática o plano de fechamento de mina.

 

O documento ainda prevê que a Agência Nacional de Mineração discipline, por meio de resolução, o aproveitamento de rejeitos e resíduos.

 

Segundo Michel Temer, as novas regras são importantes porque refletem as melhores práticas internacionais de mineração. Além disso, ajudam a tornar o setor brasileiro competitivo e sustentável.

 

Os novos decretos também permitem o uso do título minerário como garantia de financiamento. Segundo o governo, a intenção é gerar linhas de crédito para as empresas do setor e estimular investimentos.

Últimas notícias
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo
Geral

Doações para o RS: colchões e cobertores estão entre as prioridades

Ação da Cidadania orienta a doação de alimentos já preparados para o consumo, uma vez que as famílias não têm onde cozinhar neste momento. Doações em dinheiro possibilitam o atendimento das necessidades de cada caso.  

Baixar arquivo
Geral

Deputado do União Brasil-RJ é condenado por ofender vereadora trans

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo