Maia critica criação de imposto em troca da desoneração da folha; indústria defende PEC 45

Debate sobre Reforma Tributária

Publicado em 30/07/2020 - 14:22 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Indústria brasileira promoveu um debate nesta quinta-feira (30) sobre a reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional. Participou do encontro o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, que se posicionou contrário à criação de um novo imposto em troca de uma desoneração da folha de pagamento, tributo que incide sobre os salários.

 

A desoneração da folha de pagamento foi uma medida defendida pelo presidente da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, Robson de Andrade. Já a criação do novo imposto para transações digitais tem sido defendida por membros da equipe econômica do governo em entrevistas a veículos de imprensa.

 

Também participou do debate o vice-presidente da Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, José Ricardo Roriz. O empresário defendeu a aprovação da PEC 45, Proposta de Emenda à Constituição que unifica cinco tributos em um só. O representante da Fiesp considera que é preciso reduzir o Risco Brasil, indicador que mede as dificuldades de se investir no país.

 

A OCDE citado pelo empresário é o grupo de cooperação econômica com mais de 30 países e que o Brasil tenta fazer parte. O relator da reforma tributária no Congresso, deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP paraibano, disse que a ideia é manter a atual carga tributária alterando a forma como são cobrados os impostos.

 

A comissão mista do Congresso Nacional que analisa a reforma tributária retomaria os trabalhos nesta quinta-feira, mas a primeira reunião foi adiada por problemas no sistema remoto que integraria os parlamentares da Câmara com os do Senado.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo