Colocar tudo na 'ponta do lápis' ajuda a evitar o endividamento

Dica é de especialista em finanças pessoais

Publicado em 04/06/2021 - 09:28 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O endividamento é um fenômeno individual, mas que pode ter consequências para a economia com um todo. Isso quando limita a capacidade de consumo das famílias, com consequências para o comércio, os serviços e a indústria.

O bancário Rubens Praser Júnior costumava aquecer a economia de Brasília, onde vive, principalmente aquela voltada para o lazer, e foi aí que começou o endividamento. Segundo ele, os gastos aumentaram e o orçamento ultrapassou os 70% com festas e restaurantes.

Na época, há mais de 10 anos, Rubens ganhava cerca de 3 salários-mínimos e viu toda sua renda ficar comprometida com dívidas. Sem mais receita, parou de consumir e já não alimentava a economia da cidade como antes. Rubens conta que foram longos trê anos para conseguir equilibrar as contas, uma jornada longa e solitária, segundo ele.

Depois dessa experiência, ele nunca mais perdeu o controle sobre os próprios gastos e hoje consegue poupar 20% da renda que recebe, investindo os recursos em títulos ou ações para aumentar o patrimônio.

Para não chegar a mesma situação de Rubens, é preciso ter o controle sobre o próprio orçamento, como recomenda a professora da Universidade de Brasília, Diana Lima, especialista em Finanças Pessoal. Para Diana o primeiro passo é colocar todos os números no papel. 

O mais importante, segundo a especialista, é ajustar os gastos fixos, àqueles que não podem ser adiados.  Buscar sempre renegociar as dívidas, pagar primeiro as com os maiores juros e abrir o jogo com toda família também são algumas das dicas da especialista para fugir do endividamento.

Ouça todas as matérias da série Economia Familiar:

Economia familiar: entenda o que é a reserva de emergência

Trabalhadores autônomos estão entre os mais afetados pela pandemia

Uma dívida para pagar outra? Redução dos juros pode ser alternativa

Rendimento baixo e altas despesas dificultam poupança por brasileiros

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo