Colocar tudo na 'ponta do lápis' ajuda a evitar o endividamento
O endividamento é um fenômeno individual, mas que pode ter consequências para a economia com um todo. Isso quando limita a capacidade de consumo das famílias, com consequências para o comércio, os serviços e a indústria.
O bancário Rubens Praser Júnior costumava aquecer a economia de Brasília, onde vive, principalmente aquela voltada para o lazer, e foi aí que começou o endividamento. Segundo ele, os gastos aumentaram e o orçamento ultrapassou os 70% com festas e restaurantes.
Na época, há mais de 10 anos, Rubens ganhava cerca de 3 salários-mínimos e viu toda sua renda ficar comprometida com dívidas. Sem mais receita, parou de consumir e já não alimentava a economia da cidade como antes. Rubens conta que foram longos trê anos para conseguir equilibrar as contas, uma jornada longa e solitária, segundo ele.
Depois dessa experiência, ele nunca mais perdeu o controle sobre os próprios gastos e hoje consegue poupar 20% da renda que recebe, investindo os recursos em títulos ou ações para aumentar o patrimônio.
Para não chegar a mesma situação de Rubens, é preciso ter o controle sobre o próprio orçamento, como recomenda a professora da Universidade de Brasília, Diana Lima, especialista em Finanças Pessoal. Para Diana o primeiro passo é colocar todos os números no papel.
O mais importante, segundo a especialista, é ajustar os gastos fixos, àqueles que não podem ser adiados. Buscar sempre renegociar as dívidas, pagar primeiro as com os maiores juros e abrir o jogo com toda família também são algumas das dicas da especialista para fugir do endividamento.
Ouça todas as matérias da série Economia Familiar:
Economia familiar: entenda o que é a reserva de emergência
Trabalhadores autônomos estão entre os mais afetados pela pandemia
Uma dívida para pagar outra? Redução dos juros pode ser alternativa
Rendimento baixo e altas despesas dificultam poupança por brasileiros
![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 11/12/2023 – A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 31/12/2024 – Customização de armas de fogo e treinamento em um clube de tiro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Ribeiro/CBF/Direitos Reservados sorteio dos confrontos da terceira fase da copa do brasil - em 17/04/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)