Economia familiar: entenda o que é a reserva de emergência

Especialistas explicam como ela pode socorrer em tempos de pandemia

Publicado em 04/06/2021 - 08:29 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a pandemia, pequenos comerciantes viram a renda diminuir ou até mesmo ficaram sem ela. Foi o que aconteceu com uma família do Distrito Federal que administrava uma lanchonete dentro de uma escola. Robério Lucas da Silva, de 41 anos, é casado e têm duas filhas pequenas. Ele cuidava, junto com a esposa, da lanchonete e conta que com a suspensão das aulas a família precisou cortar gastos e se reinventar para conseguir dinheiro.

Robério faz parte do grupo de pequenos negócios que não resistiram à pandemia. Segundo ele, a falta de uma reserva de emergência para situações como essa foi determinante.

Essa é uma situação comum para famílias com renda de até dois salários mínimos, como mostrou, em abril, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. 80% dos entrevistados nessa faixa de renda disseram que ao menos um membro da família se endividou durante a pandemia para poder honrar os compromissos.

No caso de Robério, cerca de 4 meses após perder a renda da lanchonete, ele conseguiu um emprego de assistente financeiro e passou a correr atrás do prejuízo.

Atualmente, a família tem renda mensal de dois salários mínimos, e já conseguiu reduzir as dívidas. Robério tem usado parte dos recursos para fazer a reserva de emergência aplicando o dinheiro no Tesouro Direto.

A economista Gabriela Chaves, fundadora do Nufront, consultoria de educação financeira para pessoas de baixa renda, sugere também, outros investimentos para construir a reserva de emergência, como os títulos com garantia do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito.

Mas, a economista ressalta que a forma de investimento depende do perfil de cada pessoa, e essa avaliação deve ser feita por um especialista. Função essa que Robério espera desempenhar em breve. Com o fim da lanchonete, ele iniciou os estudos em gestão financeira para ensinar as pessoas a administrarem a renda familiar, fazendo ela crescer.

Ouça todas as matérias da série Economia Familiar:

Trabalhadores autônomos estão entre os mais afetados pela pandemia

Uma dívida para pagar outra? Redução dos juros pode ser alternativa

Rendimento baixo e altas despesas dificultam poupança por brasileiros

Colocar tudo na 'ponta do lápis' ajuda a evitar o endividamento
 

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira.

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo