Trabalhadores autônomos estão entre os mais afetados pela pandemia

Conheça a história de Adilson, que enfrenta desafios para sobreviver

Publicado em 04/06/2021 - 07:58 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um dos setores sociais mais atingidos pela pandemia da Covid-19 no Brasil foi, sem dúvida, o dos trabalhadores autônomos. Principalmente os informais, aqueles que ganham a vida no comércio de rua.

Esse é o caso do ambulante Adilson da Silva, de 51 anos, que tem dois filhos, e vive com a esposa e o caçula de 7 anos em uma ocupação de sem tetos no centro de São Paulo. Migrante nordestino, chegou a maior cidade do país aos 25 anos e nunca trabalhou com carteira assinada.

Hoje, Adilson recolhe latinhas para reciclagem e vende sacos de batata por R$2 reais, lucrando cerca de 55 centavos por venda. Ele calcula que a renda da família caiu bastante por causa da pandemia.

Para pessoas como Adilson, sem renda fixa e com alta vulnerabilidade social, uma das recomendações de especialistas é tentar ter uma reserva de emergência. A economista Gabriela Chaves, fundadora do NoFront, empresa que trabalha com consultoria financeira para pessoas de baixa renda, recomenda poupar algum valor sempre, por menor que seja

.Mas isso nem sempre é possível. Adilson da Silva conta que nunca conseguiu poupar qualquer recurso durante a vida.

Ele, não pode estudar, mas espera que os filhos tenham uma história diferente. E isso já está acontecendo, o filho mais velho, de 26 anos, é formado em administração pela Universidade de São Paulo e, ao contrário do pai, que sempre foi autônomo, hoje tem um emprego com carteira assinada em um escritório de advocacia.

Ouça todas as matérias da série Economia Familiar:

Economia familiar: entenda o que é a reserva de emergência

Uma dívida para pagar outra? Redução dos juros pode ser alternativa

Rendimento baixo e altas despesas dificultam poupança por brasileiros

Colocar tudo na 'ponta do lápis' ajuda a evitar o endividamento
 

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo