Confiança do Empresário do Comércio tem avanço pelo 4º mês seguido

Indicador registrou alta de 1,5% em julho

Publicado em 27/07/2022 - 14:00 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio registrou avanço pelo quarto mês consecutivo em julho, de 1,5%. Apesar da alta ter sido mais modesta agora do que nos meses anteriores, o resultado fez o indicador alcançar 123,1 pontos, o que é 14,2% a mais do que em julho do ano passado.

Os especialistas da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, responsável pela pesquisa, avaliam que o bom resultado se deve à retomada do consumo represado durante a pandemia de covid-19. Também estão contribuindo as medidas de apoio do governo federal, como o saque emergencial do FGTS e o Auxilio Brasil.

Entre os subíndices que compõem o indicador se destaca o alta de 4,7% no que mede as Condições Atuais do Empresário do Comércio. Também chama a atenção o avanço de 1,6% nas Intenções de Investimentos na Contratação de Funcionários, o terceiro consecutivo. Em um ano, esse incremento ficou em 7%, com 77,2% dos tomadores de decisão no varejo afirmando que pretendem ampliar o quadro de pessoal dos seus estabelecimentos.

Por outro lado, após três meses de alta, as expectativas dos comerciantes para o próximo trimestre apresentaram queda, o que reflete a inflação e os juros altos e as incertezas trazidas pelas eleições. Ainda assim, a CNC revisou para cima a expectativa do volume de vendas este ano: de aumento de 2,0% ao invés de 1,7%.

A análise por setores aponta que os lojistas de artigos de vestuário, tecidos, acessórios e calçados são os mais otimistas, com o índice de confiança atingindo 131,6 pontos. O crescimento ficou em 1,4% em relação a junho e em 38% na comparação com julho de 2021.

Segundo a análise da CNC, o comportamento é justificado pela retomada dos eventos, viagens, lazer e entretenimento fora de casa e também do próprio trabalho presencial, o que motiva a compra desse tipo de produto.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo
Geral

Seguradoras do RS estimam o pagamento de R$ 1,7 bi em indenizações

Levantamento mostra que, entre 28 de abril e 22 de maio, foram registrados mais de 23 mil avisos de sinistro. No topo da lista das indenizações estão as residenciais e habitacionais, com quase 50% dos pedidos.

Baixar arquivo
Internacional

Corte Internacional manda Israel interromper ofensiva militar em Gaza

A corte não tem como impor suas decisões, isso caberia ao Conselho de Segurança da ONU, que pode determinar ação militar contra um país. Mas os Estados Unidos costumam vetar decisões contra Israel no colegiado.

Baixar arquivo