Light deve apresentar plano de recuperação em até 60 dias

Publicado em 16/05/2023 - 16:26 Por Tatiana Alves* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Light, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em 31 municípios do Rio de Janeiro, terá sua concessão encerrada em junho de 2026. A legislação brasileira permite, no entanto, que as empresas solicitem a renovação do contrato.

O prazo para o pedido de renovação termina neste ano. No dia 4 do mês que vem. E caberá ao governo federal autorizar a prorrogação do contrato.

A Light pediu recuperação judicial no último dia 12. O pedido foi aceito pela 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. As dívidas da concessionária ultrapassam R$ 11 bilhões.

O plano de recuperação judicial deverá ser apresentado em 60 dias e será analisado por credores e Justiça no prazo de seis meses a um ano. Essa análise possibilitará que a Agência Nacional de Energia Elétrica decida se o plano tem condições de ser executado, como explica o professor do programa de pós-graduação em Energia Elétrica da Universidade Federal Fluminense Henrique de Oliveira Henriques.

Outro especialista ouvido pela reportagem afirmou que um dos caminhos é melhorar os modelos de concessão, que na maioria das vezes, não consideram a realidade local. É o que diz o advogado especialista em regulação do setor elétrico, Gustavo De Marchi, da Fundação Getulio Vargas.

Segundo a Light, os furtos de energia chegaram a mais de 58% em casas e comércios, no primeiro trimestre deste ano. O advogado da FGV destaca que esse é um dos fatores que dificulta e diminui o interesse de empresas em assumir a concessão.

No dia 8 de maio, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, em entrevista à CNN, que o governo terá “olhos extremamente vigilantes” e checará com “lupa” empresas com dificuldade de gestão, como a Light.

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Goalball: seleção masculina conquista medalha de bronze em Paris

A equipe masculina não decepcionou, venceu a China por 5 a 3 e assegurou pela quarta edição seguida um lugar no pódio.

Baixar arquivo
Cultura

Fortificações e capela no Rio de Janeiro são tombadas pelo Iphan

O Rio de Janeiro conquistou o tombamento definitivo de mais dois importantes pontos turísticos do estado.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Nordeste discute IA e modelos de negócios

Acadêmicos, pesquisadores, estudantes, empresas e profissionais da tecnologia estão reunidos em Pernambuco para trocar experiências e explorar oportunidades de negócios em um dos maiores eventos do setor no Brasil.

Baixar arquivo
Educação

Jogo virtual ajuda estudantes com desafios da gestão pública

Cidade em Jogo é uma ferramenta que estimula jovens a pensar sobre cidadania, tomada de decisão e prioridades na administração de uma cidade. 

Baixar arquivo
Geral

Anatel investiga interferência no GPS do aeroporto de Guarulhos

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações estão fazendo plantão por prazo indeterminado para descobrir de onde vêm os sinais clandestinos que têm afetado o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Baixar arquivo
Economia

Sabatina de Gabriel Galípolo é marcada para o dia 8 de outubro

Data foi definida pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Antes disso,  o economista deverá se reunir com senadores para apresentar seu pensamento sobre a política monetária, e, depois, passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos.

Baixar arquivo