Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

Publicado em 24/04/2024 - 21:37 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O projeto com a regulamentação da Reforma Tributária foi entregue ao Congresso nesta quarta-feira (24). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, levou pessoalmente o texto para os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, afirmou que a alíquota média do imposto deve ficar em 26,5%. Abaixo da média atual que é de 34%, segundo o ministro Haddad.

Ele inclusive garantiu que a proposta não tem aumento de imposto sobre alimentos da cesta básica.

Segundo Haddad, projeções indicam que a reforma pode fazer a economia brasileira crescer de 10% a 20%.

Haddad afirmou ainda que o presidente da Câmara pretende colocar o texto em votação antes do recesso de meio do ano, em julho.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comemorou a entrega da regulamentação da Reforma Tributária e também prometeu agilidade.

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Segurança

Governo brasileiro pede desculpas por abordagem da PM a jovens negros

Itamaraty fez um pedido formal de desculpas aos embaixadores do Gabão, Burkina Faso e Canadá. Eles são pais dos adolescentes negros abordados de forma hostil pela Polícia Militar no Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Saúde

InfoGripe alerta para alta circulação de vírus sincicial em crianças

A análise aponta alta incidência e mortalidade nessa faixa etária. O rinovírus também se destaca nos diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na população infantil.

Baixar arquivo
Política

Regras da reforma tributária vão ao plenário sem consenso, diz Padilha

O ministro das Relações Institucionais acredita que o Congresso Nacional vai conseguir votar a pauta antes do recesso parlamentar. 

Baixar arquivo
Geral

Porto Alegre recolheu 92 mil toneladas de resíduos das enchentes

O serviço, que começou em 6 de maio, contou com 1,5 mil garis e 621 equipamentos, como caminhões de hidro jato. Foram retirados entulhos, foi feita a raspagem do lodo da enchente, as ruas, varridas e bocas-de-lobo e calçadas, limpas.

Baixar arquivo
Geral

Governo vai financiar a entrada para a compra de casas do MCMV no RS

O governo vai pagar até R$ 40 mil do valor de entrada do financiamento habitacional na faixa 3 do programa Minha Casa, Minha Vida. 

Baixar arquivo
Internacional

Após 14 anos, Partido Trabalhista volta ao poder no Reino Unido

Keir Starmer assumiu como primeiro-ministro após vitória esmagadora do Partido Trabalhista, que conquistou 412 assentos no Parlamento britânico.

Baixar arquivo