Boletim Focus: mercado prevê queda da inflação

Publicado em 06/05/2024 - 16:47 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A previsão de inflação voltou a cair e a da economia a crescer segundo Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Banco Central.

Os economistas e analistas consultados esperam que o IPCA, que é o índice inflacionário oficial, termine o ano em 3,72%. Já o Produto Interno Bruto, que é a soma dos bens e dos serviços produzidos no país, deve crescer 2,05%.

Apesar desses números positivos, o Boletim Focus espera aumento da taxa básica de juros, a Selic. Agora, fechando o ano a 9,63%.

É mais um indicativo de que pode ocorrer um corte menor na próxima reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, que vai se reunir nesta terça e quarta-feira.

O economista José Luis Oreiro não vê motivos para reduzir o ritmo de cortes, porque, segundo ele, a inflação está comportada. Essa também é a avaliação do mercado.

O economista e professor da Unifesp, André Roncaglia, acredita que a expectativa de juros mais altos reflete as decisões do Banco Central dos Estados Unidos, que acabam influenciando aqui no Brasil.

Para o dólar, os especialistas mantiveram a expectativa de R$ 5,00 no fim do ano.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

FAB encerra campanha de arrecadação de doações para Rio Grande do Sul

Segundo a Aeronáutica, campanha "Todos Unidos pelo Sul" arrecadadou mais de 16 mil toneladas de alimentos, roupas, água potável, sapatos, ração para pets, entre outros materiais.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender taxação de super-ricos em discurso no G7

Presidente se encontrou com Papa Francisco e ainda defendeu que os benefícios da inteligência artificial sejam acessados por todos e que fortaleçam a diversidade cultural e linguística dos países do Sul Global.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimenta quer combater uso excessivo de celulares pelas crianças

Movimento Desconecta propõe, por exemplo, que os responsáveis só presenteiem os filhos com celulares a partir dos 14 anos. Já as redes sociais seriam liberadas apenas depois dos 16 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde: prefeituras do RS recebem mil computadores e 30 ambulâncias

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi a Porto Alegre nesta sexta-feira, 14, para fazer a entregas e acompanhar as ações de reconstrução do estado.

Baixar arquivo
Geral

Suíça recompensa Brasil com R$ 155 milhões

Lei suíça prevê compensação pra países que prestam auxílio jurídico na investigação de crimes envolvendo corrupção e lavagem de dinheiro. 

Baixar arquivo
Saúde

Hemocentros realizam "Junho Vermelho" para incentivar doações

A data de 14 de junho foi instituída em 2005, em homenagem ao imunologista austríaco Karl Landsteiner, o descobridor do fator Rh, de compatibilidade entre os tipos sanguíneos.

Baixar arquivo