Segundo dia de prova do Enem volta a ter menor abstenção de todas as edições

Enem

Publicado em 10/11/2019 - 22:16 Por Lucas Faria - Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, repetiu o resultado do último domingo, e apresentou a menor taxa de abstenção da história. 27,19% dos estudantes faltaram ao segundo dia de provas.


Dos mais de 5 milhões de inscritos, 3,7 milhões participaram da prova. Neste domingo, os estudantes resolveram questões de matemática e ciências da natureza.


O Ministro da Educação, Abraham Weintraub comemorou o resultado e classificou a prova como democrática.


“esse foi o melhor Enem da história do Brasil, em termos de execução, logística, quantidade de problemas, participação de pessoas inscritas e a qualidade das provas. O objetivo é que para todos os brasileiros seja feita uma seleção justa, e foi isso que o Enem mostrou. Como foi com a redação. Você podia escrever uma redação de esquerda, de direita ou técnica. Queremos apenas ver quem sabe formular uma boa redação”.


Weintraub voltou a afirmar que não houve vazamento nas provas do Enem, e que fotos que circularam em redes sociais não causaram danos ao exame. 


“Não teve vazamento que prejudique, que dá para caracterizar como vazamento. Foi divulgado antes do prazo, mas sem comprometer em nada a execução do Enem, zero. Aí foi só um comportamento equivocado de pessoas que estão fazendo a prova”.

 

Os estudantes que se sentiram prejudicados podem entrar com um recurso, entre os dias 11 e 18 de novembro, para fazer a prova que será aplicada em dezembro. Quem afirma é o presidente do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, Alexandre Lopes.

 

“Nós vamos avaliar cada recurso que seja apresentado pelo participante e vamos dar a resposta no dia 27 de novembro. Se o recurso for deferido, o aluno poderá fazer a reaplicação do Enem, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro”.


Os gabaritos oficiais da prova devem ser lançados no próximo dia 13 de novembro. Já os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020, ainda sem data definida.

Últimas notícias
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo
Geral

Doações para o RS: colchões e cobertores estão entre as prioridades

Ação da Cidadania orienta a doação de alimentos já preparados para o consumo, uma vez que as famílias não têm onde cozinhar neste momento. Doações em dinheiro possibilitam o atendimento das necessidades de cada caso.  

Baixar arquivo
Geral

Deputado do União Brasil-RJ é condenado por ofender vereadora trans

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo