MEC vai capacitar 40 mil professores para melhorar alfabetização

Publicado em 08/12/2020 - 20:26 Por Gésio Passos - Brasília

Professores da área de alfabetização poderão participar do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). Serão 40 mil vagas para todo país.
O curso é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e instituições de ensino portuguesas.             
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, explicou que a proposta é diminuir o déficit de alfabetização nas escolas.   
O presidente da Capes, Benedito Guimarães, afirmou que o curso também pode contribuir com a redução do analfabetismo no país.
O curso prevê a qualificação de professores a partir de experiências internacionais, aliando a teoria à prática. As aulas ocorrerão na plataforma virtual do MEC, com vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo.
A formação terá início em 11 de janeiro, com duração de 160 horas. O investimento do MEC é de mais de R$ 6 milhões.
Uma segunda etapa do curso prevê o envio de 100 professores a Portugal para formação presencial sobre a proposta de alfabetização baseada em ciência.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo
Saúde

Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Secretaria de Saúde vai emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes que apresentem quadro de síndrome gripal, com realização de exame PCR, monitoramento e notificação por meio dos canais oficiais.

Baixar arquivo
Educação

Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

O Busão das Artes, com 15 metros de extensão, foi adaptado para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais e começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia faz operação para capturar responsáveis por morte de sargento

A ação acontece em comunidades da zona norte do Rio. Os agentes procuram pelos criminosos envolvidos no assassinato do do sargento Jamilton Machado de Assis, atingido, em outubro, por um tiro na cabeça dentro de uma viatura.

Baixar arquivo