Bahia oferece cinco mil bolsas gratuitas para mulheres estudarem TI

Publicado em 09/12/2021 - 15:58 Por Raíssa Novais - Repórter da Rádio Educadora, para a Rádio Nacional - Salvador

O setor de tecnologia da informação, conhecido por ser predominantemente ocupado por homens, contou com um aumento de 60% da participação feminina, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A analista de sistema sênior Daniele Tavares se formou em 2010. Segundo ela, foram apenas duas mulheres em uma turma grande. Ela conta que as mudanças finalmente estão chegando, mas no mercado de trabalho teve que enfrentar muitos desafios.

“Como mulher, realmente não foi fácil chegar no mercado e conquistar o mercado, ainda mais como estou hoje, em um cargo de liderança. Enfrentei algumas coisas, alguns preconceitos, algumas provocações, alguns enfrentamentos que eu tive que suportar, mas com o meu conhecimento, apoio da família, eu consegui superar várias dificuldades. Percebia que eu não tinha um respeito ou que não tinha confiança. Te subestimavam por você ser a mulher na área de TI, que é uma área que, para mim, está deixando de ser uma área totalmente do universo masculino”.

Cynthia Zanon hoje é estrategista de tecnologia da Microsoft e fundadora da WomakersCode. Ela ressalta que a falta de acesso a capacitação é também o que afasta as mulheres desse mercado. E foi com esse intuito que criou a empresa: para fortalecer e impulsionar mulheres na área.

“Sempre posicionam que a falta das mulheres no mercado, trabalhando como desenvolvedoras, como cientista de dados, e tantas outras áreas que a gente tem, é (pela) falta de interesse. Só que, na verdade, não é. É principalmente a falta de acesso à oportunidade de capacitação, que, de certa forma, consigam aproximar essas mulheres do mercado. Não ter um tipo de formação que seja muito básica, digamos assim, e que e que não seja alinhada com que existe hoje, de uma sociedade, dentro do mercado de trabalho. E acho que o compromisso que nós temos aqui, dentro da WomakersCode, é a facilitar essa aproximação e incentivar essas mulheres, que sempre quiseram ter uma oportunidade de aprender sobre programação ou sobre qualquer outra área de tecnologia. Terem acesso a conhecimentos, como também conseguirem se conectar no mercado de trabalho, conhecer empresas que tem políticas de contratação - não só olhando para intencionalmente aumentar o número de mulheres, mas que também tem a questão de oportunidade para pessoas de diversas regiões do Brasil”.

A WomakersCode firmou uma parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e oferece cinco mil bolsas gratuitas em cursos ligados à área de tecnologia, e mentoria de carreira para mulheres de toda a Bahia, como conta a secretaria da Secti, Adélia Pinheiro.

“Oferecendo uma oportunidade para ampliação dos conhecimentos e das habilidades de mulheres que se interessam pela área de tecnologias, informação e comunicação. É, portanto, uma ação que coloca à disposição das mulheres da Bahia cinco mil bolsas integrais de cursos online, com certificação na área de tecnologia, informação e comunicação. E além disso cinco mil vagas para eventos mensais online que a nossa parceira WomakersCode realiza”.

As inscrições podem ser realizadas pelo site da Secti. A previsão é que, até 2024, o mercado de tecnologia da informação demande mais 420 mil profissionais, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologias Digitais.

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo