Jogos e brincadeiras podem melhorar níveis educacionais pós-pandemia

Recursos lúdicos são especialmente úteis na primeira infância

Publicado em 06/08/2022 - 07:49 Por Suzana Lima - repórter da Rádio Educadora de Salvador, para a Rádio Nacional - Salvador

Desde que a pandemia começou, todos nós enfrentamos várias dificuldades e passamos por processos de adaptação para manter as atividades com as restrições impostas pelas medidas de segurança sanitária.

De acordo com dados divulgados este ano pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), crianças perderam habilidades básicas da aritmética e alfabetização. O estudo revela que, em vários estados brasileiros, cerca de três em cada quatro crianças do segundo ano estão fora dos padrões de leitura. Este número está acima da média dos indicadores do período anterior à pandemia, quando os dados apontavam uma em cada duas crianças nesta situação.

Para os especialistas, os danos para a educação das crianças foram graves. De acordo com a psicopedagoga Micheline Orsi, a convivência social é uma parte importante do desenvolvimento e do aprendizado das crianças - e ficou comprometida desde que a pandemia começou.

“Quando a criança passa a ir para a escola, a ampliar o seu núcleo social, ela desenvolve a relação do indivíduo com o outro, ou seja, dela com outras crianças. A partir daí a gente vê avanços no sentido físico, cognitivo e emocional. Na pandemia, um momento de isolamento  social, foi possível observar atraso no desenvolvimento das crianças exatamente pela falta de convivência”.

A psicopedagoga Micheline Orsi recomenda que recursos lúdicos  - as brincadeiras e jogos - sejam utilizados para melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e outras habilidades.

“Não adianta você dar conta do conteúdo que ficou não sendo bem trabalho com as aulas online, porque as dificuldades eram muitas. Você também precisa cuidar do emocional. A criança estando bem emocionalmente, ela se desenvolve bem no pedagógico. E onde entra o jogo nessa proposta? Com os jogos e a ludicidade, a criança desenvolve múltiplas habilidades, principalmente nessa fase inicial da primeira infância. É o momento em que ela é capaz, a partir do jogo, de agir, de pensar de uma maneira muito mais complexa do que demonstra em outras atividades”.

A família deve reservar algum tempo para fazer atividades voltadas para a educação da criança usando recursos lúdicos. Porque a arte de brincar também faz parte da relação de ensino e aprendizagem

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

BNDES registra lucro de R$ 11,7 bilhões no segundo trimestre de 2022

O desempenho foi influenciado por receita com dividendos e a recuperação de crédito em função da liquidação integral da dívida do Grupo Oi.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta sexta-feira (12)

O município de Anchieta, no Espírito Santo, faz aniversário com tempo encoberto pela manhã e claro à tarde. Os termômetros marcam mínima de 16 e máxima de 23º C. A umidade relativa do ar varia de 40 a 70%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (12)

Em Florianópolis, Santa Catarina, tempo encoberto e temperatura variando de 14 a 18º C. A umidade do ar vai de 70 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (12)

Na cidade do Rio de Janeiro, céu nublado pela manhã e claro à tarde. A temperatura varia de 15 a 22º C. A umidade do ar vai de 40 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (12)

Recife, em Pernambuco, tem céu claro o dia todo. A temperatura varia de 21 a 27º C. A umidade relativa do ar fica entre 55 e 95%.

Baixar arquivo
Geral

Norte: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (12)

Em Manaus, no Amazonas, céu nublado pela manhã e claro à tarde. A temperatura mínima é de 25 e a máxima de 35º C.  A umidade do ar vai de 35 a 75%.

Baixar arquivo