Jogos e brincadeiras podem melhorar níveis educacionais pós-pandemia

Recursos lúdicos são especialmente úteis na primeira infância

Publicado em 06/08/2022 - 07:49 Por Suzana Lima - repórter da Rádio Educadora de Salvador, para a Rádio Nacional - Salvador

Desde que a pandemia começou, todos nós enfrentamos várias dificuldades e passamos por processos de adaptação para manter as atividades com as restrições impostas pelas medidas de segurança sanitária.

De acordo com dados divulgados este ano pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), crianças perderam habilidades básicas da aritmética e alfabetização. O estudo revela que, em vários estados brasileiros, cerca de três em cada quatro crianças do segundo ano estão fora dos padrões de leitura. Este número está acima da média dos indicadores do período anterior à pandemia, quando os dados apontavam uma em cada duas crianças nesta situação.

Para os especialistas, os danos para a educação das crianças foram graves. De acordo com a psicopedagoga Micheline Orsi, a convivência social é uma parte importante do desenvolvimento e do aprendizado das crianças - e ficou comprometida desde que a pandemia começou.

“Quando a criança passa a ir para a escola, a ampliar o seu núcleo social, ela desenvolve a relação do indivíduo com o outro, ou seja, dela com outras crianças. A partir daí a gente vê avanços no sentido físico, cognitivo e emocional. Na pandemia, um momento de isolamento  social, foi possível observar atraso no desenvolvimento das crianças exatamente pela falta de convivência”.

A psicopedagoga Micheline Orsi recomenda que recursos lúdicos  - as brincadeiras e jogos - sejam utilizados para melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e outras habilidades.

“Não adianta você dar conta do conteúdo que ficou não sendo bem trabalho com as aulas online, porque as dificuldades eram muitas. Você também precisa cuidar do emocional. A criança estando bem emocionalmente, ela se desenvolve bem no pedagógico. E onde entra o jogo nessa proposta? Com os jogos e a ludicidade, a criança desenvolve múltiplas habilidades, principalmente nessa fase inicial da primeira infância. É o momento em que ela é capaz, a partir do jogo, de agir, de pensar de uma maneira muito mais complexa do que demonstra em outras atividades”.

A família deve reservar algum tempo para fazer atividades voltadas para a educação da criança usando recursos lúdicos. Porque a arte de brincar também faz parte da relação de ensino e aprendizagem

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: definidas duplas femininas brasileiras pra Olímpiadas

No circuito mundial de vôlei de praia o México recebeu a etapa Elite16 em Tepic. A dupla brasileira formada por André e George perdeu por dois a um para os suecos Ahman e Hellvig, ficando com a medalha de prata.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra que semente do açaí pode tratar transtornos de ansiedade

Os pesquisadores de Farmacologia Cardiovascular e Plantas Medicinais, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, descobriram que a semente do açaí age de maneira benéfica no sistema nervoso central, desempenhando uma ação ansiolítica.

Baixar arquivo
Geral

STF mantém multa do ex-presidente Bolsonaro de R$ 70 mil

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado ao pagamento da multa por impulsionar conteúdo ilegal durante a campanha de 2022 foi mantida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

Baixar arquivo
Economia

História Hoje: Papa publica documento contra escravidão

Passados mais de cem anos da chegada dos colonizadores no Brasil, um documento da Igreja Católica de 22 de abril de 1639 determinou a excomunhão de quem escravizasse indígenas nos territórios americanos sob o domínio de Portugal.

Baixar arquivo