Em 1987, Piquet tornava-se o primeiro brasileiro tricampeão da F1

Publicado em 29/10/2021 - 12:32 Por Rádio Nacional - Brasília

Para os brasileiros, a temporada da Fórmula 1 de 1987 entrou para a história. Naquele ano, Nelson Piquet se tornou o primeiro piloto do Brasil a conquistar o tricampeonato da categoria. E a conquista se deu de forma antecipada, em Suzuka: durante o treino classificatório para o Grande Prêmio do Japão, realizado no dia 29 de outubro, quando o piloto Nigel Mansell - seu grande rival no campeonato - anunciou que não participaria da prova. 

A acirrada disputa do brasileiro com Mansell teve acidentes, intrigas e muita rivalidade. Sem um campeão desde 1982, a Williams não mediu esforços para ver um de seus pilotos campeão em 1987 - nem que precisasse beneficiar um em detrimento do outro. A dupla foi formada no ano anterior, com a contratação de Piquet por Frank Williams. Antes de a temporada começar, Frank sofreu um grave acidente, que o deixou fora de atividade e tetraplégico. Patrick Head assumiu a equipe e logo demonstrou clara simpatia por Mansell, inglês que chegara ao grupo em 1985. 

Na abertura da temporada, no Brasil, Piquet ficou em segundo lugar - colocação que assumiu outras seis vezes em 1987. Piquet venceu apenas três corridas naquele ano, abrindo 20 pontos de vantagem sobre os demais pilotos, em uma época que a vitória valia nove pontos e somente os seis primeiros pontuavam. 

Dali em diante, Piquet foi administrando a vantagem conseguindo dois pódios, ficando em terceiro em Portugal e em segundo no México, intercalado por um quarto lugar na Espanha. A penúltima prova, no Japão, seria a última chance de Mansell brigar pelo título. A corrida em Suzuka prometia muita emoção, com a disputa entre os pilotos da Williams. No entanto, Mansell bateu no treino classificatório e ficou de fora da corrida. 

Há quem especule que o inglês teria condições de correr, mas preferiu sair como vítima. Verdade ou não, a desestabilização psicológica deu resultado: como tinha 12 pontos de vantagem para Mansell, segundo colocado, o título de Piquet estava garantido. O primeiro brasileiro tricampeão de Fórmula 1 se despediria da Williams no GP seguinte - o da Austrália. De 16 provas, completou 12 e conquistou 11 pódios. 

História Hoje 

Apresentação: Márcia Dias 

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

RS: barragem rompe e apelo é para que moradores saiam de casa

Em decorrência das fortes chuvas no estado, a barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, rompeu parcialmente, nesta quinta-feira (2). Vice-governador do estado pede que as pessoas que moram no curso do rio Taquari saiam de casa imediatamente.

Baixar arquivo
Geral

Força Nacional ficará na Terra Indígena Ituna-Itatá por mais 90 dias

Segundo o Ibama a Terra Indígena Ituna-Itatá, no Pará, é a segunda mais desmatada no período de 2019 a 2022.

Baixar arquivo
Justiça

Garantido e Caprichoso vão cumprir determinação da Justiça trabalhista

Idosos e os pessoas com doenças graves terão prioridade no pagamento das ações trabalhistas contra os Bois Garantido e Caprichoso. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa traz informações inéditas sobre aborto

Esta segunda edição do levantamento “Nascer no Brasil” avaliou a qualidade da assistência à saúde durante o pré-natal, parto, nascimento e puerpério, e os resultados estão na edição de abril da revista Cadernos de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

Baixar arquivo
Geral

Vereadores de SP retomam votação da privatização da Sabesp

O projeto prevê a venda da maior parte dessas ações, mantendo o poder de veto em algumas decisões pelo governo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro tem alerta de “perigo” por conta do calor

Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná também estão na rota do calorão. A previsão de alta vai até o próximo domingo.

Baixar arquivo