História Hoje: Participação do Baseball nas Olimpíadas
Publicado em 07/08/2024 - 07:12 Por História Hoje - Brasília
Há esportes que são fixos nas Olimpíadas. O Baseball não é um deles. Desde 1900, a modalidade esteve presente em algumas edições. Nem sempre parando medalha e sem a participação de mulheres.
Nos anos 80, durante os Jogos de Los Angeles, o Baseball foi disputado como demonstração, sem direito a mesma premiação dos atletas olímpicos. Em 7 de agosto de 1984, Estados Unidos e Japão, dois países com tradição no esporte, jogaram a primeira final de um torneio completo de beisebol em Olimpíadas. Os japoneses venceram os norte-americanos por 6 a 3. Naquele ano, seis equipes jogaram o torneio. Em algumas seleções, os jogadores tinham dupla cidadania. Seria ouro para o Japão, mas como era apenas demonstração, a vitória não rendeu medalha.
O baseball retornou oficial nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, na Espanha. Cuba foi a primeira equipe medalhista de ouro. Em Sydney 2000, jogadores profissionais participaram pela primeira vez da competição. A modalidade foi retirada dos jogos após Pequim 2008, mas retornou como esporte olímpico em Tóquio 2021. Já em Paris, 2024, voltou a ficar de fora. Como nos Estados Unidos, o esporte é muito popular e estará nos Jogos de Los Angeles em 2028.
O maior empecilho para a conclusão definitiva do Baseball nos Jogos seria um problema de agenda. O calendário dos Jogos Olímpicos acontece ao mesmo tempo que a temporada da Liga Principal de Baseball. Dessa forma, muitos jogadores profissionais tendem a não participar das Olimpíadas.
Em escolinhas e campeonatos pelo mundo, o Baseball não é um esporte exclusivo para homens, mas nas Olimpíadas sim. Nesse caso, as mulheres disputam o softball.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: José Carlos Andrade
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Paula de Castro
Edição Web: Patrícia Serrão