História Hoje: Phelps ultrapassa a marca de 20 medalhas de ouro

Publicado em 09/08/2024 - 08:08 Por História Hoje - Brasília

Um minuto, cinquenta e três segundos e trinta e seis centésimos. Com esse tempo, o nadador Michael Phelps venceu os 200 metros borboleta em 9 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. Com a vitória, o norte-americano conquistou sua vigésima medalha de ouro em Jogos Olímpicos. E não parou por aí. Na mesma noite, o atleta disputou mais uma prova e ganhou seu segundo ouro nos Jogos da Rio 2016 com a equipe americana no revezamento 4 por 200 metros.

Nascido em Baltimore, nos Estados Unidos, em 1985, Phelps participou dos Jogos pela primeira vez no ano de 2000, em Sydney, na Austrália. Na época, o nadador tinha apenas 15 anos e era o norte-americano mais jovem a participar de uma Olimpíada em quase sete décadas. Não levou medalhas pra casa. Seu melhor resultado foi o quinto lugar nos 200 metros do nado borboleta.

Quatro anos depois, Michael Phelps iniciou uma sequência de vitórias impressionantes no esporte. Em Atenas, o atleta ganhou seis ouros e dois bronzes, com um recorde de oito medalhas. Em 2008, nos Jogos de Pequim, Phelps venceu todas as provas em que participou, foram oito medalhas de ouro e sete recordes olímpicos. Em 2012, em Londres, quatro ouros e duas pratas.

Após a participação em quatro Jogos Olímpicos, Phelps anunciou a aposentadoria, mas voltou atrás e, na Rio 2016, aos 31 anos, o nadador levou mais cinco medalhas de ouro e uma de prata. Ao todo, Phelps encerrou a carreira com 28 medalhas em Olimpíadas. Por 23 vezes, o nadador esteve no lugar mais alto do pódio. A performance de Phelps faz dele uma verdadeira lenda das piscinas, como o atleta mais condecorado da história.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional.  Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação:  Dilson Santafé

Sonoplastia:  Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Edição Web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo