Morre no Rio a atriz Yoná Magalhães

Publicado em 20/10/2015 - 15:00 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

A atriz Yoná Magalhães, de 80 anos, morreu nesta terça-feira na Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, zona sul do Rio onde estava internada.

 

Segundo o hospital, a atriz deu entrada no pronto-atendimento de cardiologia no dia 18 de setembro e passou por uma cirurgia para corrigir uma insuficiência cardíaca.

 

Depois do procedimento, ela foi internada na Unidade de Terapia Intensiva, mas apresentou complicações pós-operatórias que causaram sua morte.

 

Yoná nasceu no Rio de Janeiro em 7 de agosto de 1935 e atuou no teatro, TV e cinema. Entre seus principais papéis está Rosa, no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Gláuber Rocha.

 

Na televisão, atuou em novelas da TV Tupi e participou de mais de 30 da Rede Globo como Roque Santeiro, Tieta e Saramandaia, além de minisséries como Engraçadinha Seus Amores e Seus Pecados, adaptada da obra de Nélson Rodrigues.

 

Entre suas últimas aparições na TV estão a minissérie Tapas e Beijos e a novela Sangue Bom, em 2013.

 

Diversos artistas e amigos se manifestaram nas redes sociais lamentando a morte da atriz. Pelo twitte4r, o escritor Aguinaldo Silva disse que o Brasil está de luto.


Já a autora Glória Perez postou , também no twitter, fotos da atriz em diversos momentos da vida artística com o comentário: a telinha ficará mais triste sem ela.

 

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão divulgou nota de pesar. Segundo o comunicado, Yoná viveu personagens com várias caras do Brasil, divertindo e emocionando. A nota prossegue dizendo que ela foi uma atriz que sempre nos brindou com talento e espontaneidade e que deixará saudades.

Últimas notícias
Educação

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo