Regiões com umidade abaixo de 12% estão em alerta vermelho

Publicado em 19/10/2015 - 16:09 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu na tarde desta segunda-feira alerta vermelho para o norte, o leste e o sul de Goiás, incluindo o Distrito Federal; a metade sul de Tocantins; e o oeste, o noroeste e o norte de Minas Gerais. Nesses locais, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%.

 

O alerta vermelho é o mais alto e significa risco extremo de incêndios florestais e à saúde da população. Nos estados de Mato Grosso, Maranhão, Piauí, no leste da Bahia e na região central de Minas, o alerta é laranja, com forte calor e umidade variando entre 12% e 20%.

 

A Defesa Civil do Distrito Federal recomenda aos moradores dessas regiões evitar atividades ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4 da tarde; ingerir ao menos dois litros de água por dia; fazer refeições leves; e ter cuidado especial com crianças e idosos.

 

Já para o Rio Grande do Sul, o Inmet lançou alerta amarelo, para o risco potencial de novas enchentes na região e de queda de árvores. A chuva mais forte deve se concentrar no extremo sul do país.

 

O nível do Rio Guaíba, que, no sábado, alcançou o maior índice desde 1941, reduziu para 2 metros e 71 centímetros na manhã desta segunda-feira, de acordo com a Defesa Civil estadual. Mais de 140 mil gaúchos já foram afetados pela chuva.

Últimas notícias
Geral

Cinco barragens têm risco de rompimento no Rio Grande do Sul

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, uma delas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves. 

Baixar arquivo
Geral

Ceasa do Rio Grande do Sul retoma as atividades

A Central de Abastecimento tinha sido afetada pela enchente e agora retomou suas atividades no Centro de Distribuição das Farmácias São João, em Gravataí, onde vai operar temporariamente.

Baixar arquivo
Geral

Saque Calamidade: afetados por chuvas no RS poderão sacar FGTS

O Saque Calamidade vai ficar disponível nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecido pelo do governo federal.

Baixar arquivo
Geral

Disque 100 abre novo canal para localizar crianças desaparecidas no RS

Após discar 100, você pode escolher a opção “zero”, sobre desaparecidos em razão das chuvas e enchentes.

Baixar arquivo
Geral

Governo leva purificadores de água de alta tecnologia para RS

Foram levados 220 purificadores de água para o Rio Grande do Sul. Cada aparelho tem a capacidade de purificar 5 mil litros de água por dia. 

Baixar arquivo
Saúde

AstraZeneca suspende produção de vacina contra covid-19

De acordo com a empresa, a medida foi tomada por razões comerciais. O imunizante foi um dos primeiros aplicados no mundo e teve grande importância para o controle da pandemia no Brasil. 

Baixar arquivo