Campanha contra corrupção reúne 1,5 milhão de assinaturas

Publicado em 25/02/2016 - 17:51 Por Cátia Rodrigues - Brasília

O Ministério Público Federal anunciou, nesta quinta-feira (25), que foram coletadas mais de um 1,5 milhão de assinaturas de eleitores de todo o país para a campanha "Dez medidas contra a corrupção". As propostas correspondem a 20 anteprojetos de lei que tratam de diversas alterações legislativas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e impunidade no Brasil.   

 

Entre as mudanças, estão a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, o aumento das penas para corrupção de altos valores, a responsabilização dos partidos políticos e a criminalização do caixa dois.

 

O total das assinaturas deve ser entregue ao Congresso Nacional até abril, como explica o subprocurador-geral da República Nicolao Dino, que coordena a Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal.

 

O procurador da República, Deltan Dallagnol, que faz parte da força-tarefa da Operação Lava-Jato, acredita que as medidas serão aprovadas pelos parlamentares.  

 

Segundo Deltan Dallagnol, responsável pela condução da iniciativa, a campanha foi apoiada por 880 entidades em todo o país.

 

A relação completa das propostas está disponível no site dezmedidas.mpf.mp.br.

Últimas notícias
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo
Geral

Seguradoras do RS estimam o pagamento de R$ 1,7 bi em indenizações

Levantamento mostra que, entre 28 de abril e 22 de maio, foram registrados mais de 23 mil avisos de sinistro. No topo da lista das indenizações estão as residenciais e habitacionais, com quase 50% dos pedidos.

Baixar arquivo
Internacional

Corte Internacional manda Israel interromper ofensiva militar em Gaza

A corte não tem como impor suas decisões, isso caberia ao Conselho de Segurança da ONU, que pode determinar ação militar contra um país. Mas os Estados Unidos costumam vetar decisões contra Israel no colegiado.

Baixar arquivo