Dilma acompanha mobilização contra Aedes aegypti no Rio

Publicado em 12/02/2016 - 19:41 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

A presidenta Dilma Rousseff vem ao Rio neste sábado participar de força tarefa contra o Aedes aegypti. Ela vai acompanhar o trabalho de campo dos militares em Santa cruz, bairro da zona oeste da capital.

 

220 mil homens das Forças Armadas estão empenhados em todo o país no combate ao mosquito transmissor da Dengue, o Zika Vírus e a febre Chikungunya.

 

No Rio de Janeiro são 71 mil militares. Eles se somam aos 20 mil agentes de saúde e comunitários que trabalham nas ruas contra o vetor.

 

A força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti acontece em 26 municípios fluminenses e em 49 bairros da região metropolitana.

 

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, o almirante de esquadra da Marinha, Sérgio Fernandes, diz que os militares vão atuar sem armas e não irão para comunidades consideradas de risco.

 

O subsecretário estadual de vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, afirma que a meta é que até o final de fevereiro passar em todas as residências do estado. Nas favelas o combate ao Aedes aegypti será feito pelos agentes comunitários e de saúde.

 

A campanha contra o Aedes aegypti está dividida em etapas. Primeiro, os militares vão nas casas planfetar e passar informações contra os mosquitos.  A próxima etapa é ir em conjunto com a Secretaria de Saúde dentro das casas para inspecionar possíveis focos de proliferação e se for o caso aplicar larvicida.

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo