Ministério Público Brasileiro busca negociação com Whatsapp para cumprimento de leis

Publicado em 28/07/2016 - 19:46 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Em meio à discussão sobre o direito à privacidade e à liberdade de expressão e à função fiscalizadora do estado, o Ministério Público Brasileiro e o Conselho Nacional de Procuradores Gerais fizeram um alerta sobre a necessidade do cumprimento da legislação brasileira por empresas de aplicativos como Facebook e Whatsapp.

 

Em nota técnica divulgada nesta quinta-feira (28), os órgãos afirmam que o descumprimento das leis por empresas estrangeiras torna o ambiente virtual propício a crimes como o tráfico de drogas, pornografia infantil, crimes de ódio e até mesmo terrorismo na rede. Segundo a nota, é preciso encontrar um equilíbrio entre a política de segurança desses aplicativos e a cooperação para obtenção de provas.

 

O promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, Fabrício Paturi, afirma que a intenção da nota é buscar uma negociação com as empresas com o objetivo de garantir a proteção da sociedade.

 

A procuradora regional da República, Neide Oliveira, coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate à Crimes Cibernéticos, ressalta que apesar de concordar com a suspensão temporária do serviço, o mecanismo é utilizado como um último recurso previsto na negociação.

 

A nota técnica informa, ainda que de acordo com o Marco Civil da Internet, lei que regula o uso da internet no país, empresas que prestam serviços no Brasil devem observar a legislação brasileira quanto aos dados coletados, armazenados, guardados ou tratados.

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo