Farinhas de trigo e milho serão fortificadas com ferro e ácido fólico

Anvisa

Publicado em 24/04/2017 - 09:02 Por Graziele Bezerra - Brasília

Fabricantes de farinha de trigo e de milho terão 24 meses para se adequar as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fortificar o produto com ferro e ácido fólico. 


Com base nas quantidades mínimas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 100 gramas de farinha terão que ser adicionados de 4 a 9 miligramas de ferro e de 140 a 220 microgramas de ácido fólico. 


Segundo a gerente substituta de pós-registro de alimentos da Anvisa, Ana Cláudia de Araújo, o ácido fólico auxilia no combate à anemia e má formação de bebês durante a gestação. 


“Desde 2002 que é obrigatória a adição de terra e ácido fólico nas farinhas de trigo e de milho. No período de pós-fortificação, depois de 2002, houve uma redução significativa na prevalência de má-formação de bebês”, afirmou a gerente da Anvisa.


Na opinião da nutricionista Cristiane Coronel, a fortificação das farinhas nem sempre atinge níveis desejáveis. O ideal, nos casos em que se precisa suprir esses nutrientes, é variar na alimentação. 


“Junto com essa farinha fortificada, se você tem opções de feijões ou folhas verdes escuras já vai ajudar bastante com relação a ferro e ácido fólico. Já as carnes que possuem um valor maior e, geralmente, nem todo mundo tem acesso. Essas são as melhores fontes de complexo B e também de ferro e ácido fólico”, ressaltou Cristiane Coronel. 


As informações sobre a fortificação da farinha deverão constar no rótulo.

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo