Número de doadores cresce e Brasil registra recorde em transplantes de órgãos

Transplante

Publicado em 27/09/2017 - 18:32 Por Ana Luisa Praser - Brasília

O Brasil atingiu um novo recorde: No primeiro semestre de 2017 foi realizado o maior número de transplante de órgãos da história do país. Mais de 1.660 famílias autorizaram a doação – um aumento de 16% de doadores - comparado ao mesmo período do ano passado.


Esse aumento do número de doadores possibilitou a realização de mais de 12 mil transplantes no primeiro semestre deste ano –   um crescimento de 8%. Para se ter uma ideia, uma única doação pode salvar até oito vidas.


Eliege Galtério, é  uma dessas pessoas. Há seis anos recebeu um pulmão e agora é atleta e medalhista nas Olimpíadas de Transplantados:

 

Apesar dos dados positivos, o Ministério da Saúde ainda lida com duro fato: 43% dos familiares ainda se negam a doar os órgãos de entes queridos. Esse índice é muito alto, principalmente se comparado com índices externos,  em que a recusa de doação não ultrapassa os 25%.


A autorização para a retirada de órgãos depende inteiramente da família. Por este motivo, a coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes, Rosana Reis Nothen, destaca a importância de esclarecer todas as dúvidas dos parentes do possível doador:

 

Atualmente, todas as etapas do transplante são custeadas pelo SUS. A maior fila de espera é pelo rim – 26.507 pessoas, seguida pela córnea – 11.413 pessoas e fígado – 1.904 pessoas.

Segundo dados do Ministério da Saúde,  mais de 30% dos pacientes que estão na fila morrem sem conseguir um transplante.

Últimas notícias
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo