Vinte dos 113 afluentes do Rio Doce permanecem com rejeitos

Desastre de Mariana

Publicado em 27/10/2017 - 09:10 Por Sumaia Vilela - Brasília

Quase dois anos depois do maior desastre socioambiental do Brasil no setor de mineração, em Mariana, Minas Gerais, 20 dos 113 afluentes do Rio Doce ainda têm rejeitos provenientes do rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, cujas controladoras são a Vale e a BHP. 


A informação é do relatório da nova fase da Operação Áugias, do Ibama, divulgado nessa quinta-feira (26). A equipe da operação faz vistorias periódicas na região para acompanhar as ações de recuperação ambiental que devem ser feitas pela Fundação Renova, entidade financiada pela Samarco. A análise foi feita nos 102 quilômetros mais afetados. 


Nestes 20 afluentes foi constatada a ausência ou deficiência de técnicas para impedir a erosão. Outros 72 afluentes apresentam defeitos na execução de ações emergenciais de contenção, mas que podem ser solucionadas.


Em 4 dos 113 pontos o acesso não foi possível. Os dados foram coletados em agosto deste ano. 


Em resposta ao relatório, a Fundação Renova informou que foram registrados avanços entre a terceira e a quarta fases da Operação Áugias, do Ibama, como o aumento de organismos aquáticos e de animais silvestres.


A fundação destacou que essas constatações indicariam o retorno da vida aos cursos d’água ligados ao Rio Doce. A fundação também apontou que as áreas onde não foram constatadas erosão subiram de 10% para 48%.


Foi comunicado que a Renova começará, neste ano, a recuperação florestal das matas à margem dos rios e riachos. A conclusão do trabalho de recuperação ambiental na região atingida está prevista para 2020, portanto, cinco anos depois do desastre. 


Outra notícia divulgada nessa quinta-feira a respeito da Vale é o aumento de mais de 280% do lucro da empresa, no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2016. Foram mais de R$ 7 bilhões, contra R$ 1,8 bilhão do ano passado.

Últimas notícias
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo