STF suspende julgamento de ação sobre demarcação de terras quilombolas

Terra Quilombola

Publicado em 09/11/2017 - 19:48 Por Sumaia Vilela - Brasília

O ministro do STF Edson Fachin pediu vista da Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo partido Democratas contra decreto presidencial que regulamenta o reconhecimento, demarcação e titulação de terras das comunidades remanescentes de quilombos. Fachin defendeu que existem temas que precisam de um tempo maior para discussão.

 

É a terceira vez que o julgamento da ação é interrompido por um pedido de vista. O primeiro foi em 2012, da ministra Rosa Weber. O julgamento só foi retomado em 2015, quando o ministro Dias Toffoli fez um novo pedido.


Hoje, Toffoli apresentou seu voto. Ele julgou parcialmente procedente a ação. Um dos principais objetivos do Democratas era a criação de um marco temporal estabelecido em 1988, para que somente as terras que estivessem efetivamente ocupadas por quilombolas a partir deste ano fossem reconhecidas. Esse é o ano da criação da Constituição Federal.

 

O ministro concordou, mas abriu uma exceção para comunidades que tenham perdido a posse.


O coordenador executivo da Conaq, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, Ronaldo dos Santos, disse o pedido de vista foi positivo, porque o voto de Toffoli prejudicaria os quilombolas, mesmo com a exceção.

 

Antes de Toffoli já tinham votado o relator, ministro Cezar Peluso, concordando com a ação, e a ministra Rosa Weber, que divergiu do relator e julgou o pedido do Democratas improcedente.

Últimas notícias
Saúde

Internações hospitalares por doenças respiratórias aumentam 28%

O estudo mostra que mudanças bruscas de temperatura, tempo seco e poluição têm elevado o número de casos, o que fez as doenças respiratórias sobrecarregarem as unidades de saúde.

Baixar arquivo
Cultura

Lei cria o Dia Nacional do Museu - 18 de maio

A lei também cria o projeto Adote um Museu para incentivar e promover a conservação e a manutenção dos museus públicos de interesse nacional, de bens e equipamentos públicos de preservação de obras sob a administração da União.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Famílias de 21 territórios quilombolas recebem titulação da sua terra

Famílias tradicionais de 21 territórios quilombolas receberam, nesta quinta-feira, a titulação de áreas em nove estados do país, principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo
Economia

Economistas avaliam que o aumento da Selic para 10,75% não surpreende

O economista e professor da UnB, Cesar Bergo, diz que a decisão do Copom não surpreendeu o mercado. Mas há sim repercussões negativas, já que o crédito vai ficar mais caro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro reabre unidades de conservação para visitantes

Das 39 unidades, 11 são parques que já podem receber visitantes sem restrições. Entre eles, os Parques Estaduais da Pedra Branca, do Mendanha e da Ilha Grande.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo