Viva Maria: Dia Mundial do Diabetes nos lembra que nunca é tarde para moderar no consumo de açúcar

Viva Maria

Publicado em 14/11/2018 - 10:26 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

14 de novembro de 2018. #MarielleVive.  Oito meses se passaram desde que a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Andrade foram feridos de morte numa emboscada.

 

Como nós, que há 240 dias não nos cansamos de perguntar quem matou, quem mandou matar e por que, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), em recente visita ao nosso país, fez questão de incluir, no relatório preliminar sobre a área de direitos humanos no Brasil, a morte de Marielle e Anderson como um crime que aguarda solução. Esperemos!

 

Mas 14 de novembro está a nos lembrar também que este mês é azul pela prevenção do câncer de próstata. Azul para comemorar hoje o Dia Mundial do Diabetes. Este ano, o Ministério da Saúde escolheu o ator José Loreto para protagonizar a campanha. Ele descobriu a doença recentemente e, hoje, chama a população para fazer o teste de glicemia nas 400 farmácias em todo o país. Faça o seu, Maria! Aproveita que o novembro é azul.

 

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, os novos números de mortes e internações por diabetes nos dão provas de que essa doença está associada à obesidade e ao sedentarismo. Ela  mata quatro vezes mais do que a aids em nosso país. Mas, aqui, no Viva Maria, o que chama a atenção, são os dados que nos dão prova de que o diabetes é uma doença meio machista porque compromete muito mais a saúde das mulheres do que a dos homens. 

 

Verdade, Maria. Somos a maioria nas estatísticas. Sem falar que o diabetes está na quarta posição do ranking das doenças que mais matam as mulheres em nosso país.

 

Sonia Hirsch, nossa amiga jornalista e escritora, no livro “Sem açúcar e com afeto”, garante que o açúcar aumenta o desejo sexual das mulheres. Principalmente, daquelas que, nos anos 80, inspiraram a música de Chico Buaque de Holanda, “Com açúcar, com afeto”.

 

Mas mesmo que você, Maria, ainda acredite que é pelo estômago que a gente segura o homem dentro de casa, por favor, faça como Sonia Hisrch, inverta o título da música. Pelo menos por hoje, use só o seu afeto e deixe de lado o açúcar que, comprovadamente, é o pior antinutriente que nós temos.

 

Como diz Sonia, o açúcar é um vício doce e mortal que começa na infância, se duvidar ainda na mamadeira e, a partir daí, a gente segue a vida consumindo direto porque ele está embutido em muitas coisas.

 

Haja açúcar no café, no pão e até no molho do macarrão. Mas nunca é demais lembrar que o açúcar é muito calórico, circula rapidamente pelo sangue dando uma falsa sensação de que alimentou. Só que ele destrói vitaminas e minerais sem dar nada em troca para o organismo, e ainda cria um ambiente propício para bactérias, fungos, protozoários, vermes…

 

O açúcar é uma droga prazerosa que deveríamos usar com muita cautela, com muita moderação. Ainda segundo Sonia Hirsch, é preciso que tenhamos uma outra concepção de prazer para se livrar do açúcar. E isso fica mais fácil de fazer quando a gente entende que muitas inflamações, depressão, corrimentos e alergias podem desaparecer ou diminuir se o açúcar for retirado.

 

No mais, o Ministério da Saúde adverte, a gula é um pecado capital. Controle-se, Maria. Até porque a maior parte das pessoas diabéticas não sabe que é. Portanto, aproveite o dia de hoje para tirar a prova dos nove e, se precisar de um empurrãozinho para tomar uma atitude, ouça agora o recado da médica Lívia Martins, que é ginecologista e fitoterapeuta.

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo