Casos de doenças respiratórias entre crianças em Manaus crescem com inverno amazônico

Manaus

Publicado em 02/02/2019 - 09:15 Por Bianca Paiva - Brasília

As alterações climáticas têm grande influência na saúde, principalmente para as crianças. O inverno amazônico, período em que mais chove na região, entre dezembro e maio, é o de maior incidência de doenças respiratórias.

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), o pico de atendimento nos prontos-socorros infantis acontece de abril a maio, mas, desde já, é possível observar o aumento do número de crianças doentes.

 

No Pronto-Socorro da Criança no bairro Compensa, em Manaus, por exemplo, no período chuvoso, em média, 50 pacientes passam diariamente pela sala de nebulização, o que corresponde ao dobro dos dias normais.

 

O pediatra Eugênio de Castro Tavares orienta que as crianças sejam levadas às unidades de saúde quando surgirem sintomas como coriza, febre, tosse, perda de apetite, obstrução nasal e dor de cabeça.

 

Segundo o médico, algumas medidas podem ser tomadas para prevenir as doenças respiratórias, como a vacina da gripe e o uso de umidificadores.

 

Ele também recomenda evitar locais com aglomeração de pessoas, beber água e sucos naturais, comer alimentos ricos em vitaminas, lavar as mãos e evitar banhos quentes.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo