Em Rondônia, MP pede urgência no abastecimento com água potável a comunidades afetadas pelas cheias

Rondônia

Publicado em 20/07/2019 - 10:15 Por Graziele Bezerra - Brasília

Em Rondônia, a cheia histórica do Rio Madeira de 2014 deixa reflexos até hoje.

 

Pelo menos seis distritos da capital Porto Velho permanecem tendo acesso apenas à água retirada do Rio sem nenhum tratamento.

 

Por isso, Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual recomendaram que a Caerd - Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - adote todas as providências para fornecer água potável aos moradores das comunidades de Conceição do Galera, Papagaios, Cavalcante, Curicacas, Nazaré e Terra Caída.

 

A orientação tem caráter de urgência. 

 

Na recomendação, o procurador da República Raphael Bevilaqua e o promotor de Justiça Jesualdo Eurípedes Leiva cobram a apresentação de um cronograma com locais a serem beneficiados com o fornecimento de água encanada, datas de início e conclusão das obras. As informações também devem ser divulgadas no site da Caerd.

 

Os procuradores e promotores denunciam ainda a existência de um mercado paralelo de água formado pelos chamados “pipeiros”, que além de comercializar um produto sem qualquer tratamento, limitam o acesso à água àqueles que tem condições de pagar, e caro, pela água.

 

Por meio de nota, a Caerd disse que foi notificada e que o caso será debatido em reunião na próxima segunda-feira (22).

Últimas notícias
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas eliminatórias sul-americanas para Copa

Em relação ao último jogo, vitória sobre o Equador, o time do técnico Dorival Júnior deve sofrer apenas uma alteração. Endrick entra no ataque ao lado de Vinicius Júnior e Rodrygo.

Baixar arquivo