Funai realiza operação no Maranhão para impedir invasão de terras indígenas

Maranhão

Publicado em 03/07/2019 - 10:19 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Funai realiza nesta quarta-feira (3) uma  operação no Maranhão para coibir a invasão e exploração de terras indígenas. 

 

A operação ocorre na Terra Indígena Awá; e em áreas próximas, como as terras do Caru, Alto Turiaçu e Arariboia.


Já foram apreendidas motos e caminhões de madeireiros; e pessoas portando estacas foram conduzidas à polícia do município do Bom Jardim.

 

A Fundação Nacional do Índio conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

 

As buscam contam também com o suporte de indígenas da região. Chamados de “Guardiões Indígenas”, eles recebem treinamento para usar tecnologias que possam ajudar na identificação dos locais invadidos, como GPSs e Drones; e são considerados pela Funai como peça fundamental nas operações.

 

A Fundação destaca ainda que as invasões colocam em risco, especialmente, os grupos de indígenas isolados que ainda vivem na região.

 

Segundo o órgão, as operações nos territórios Awá e arredores devem ocorrer ao longo de todo o ano.

 

Homologada em 2005, a terra Indígena Awá tem sido alvo de invasores e posseiros que continuam atuando na região.

 

No início do ano, a Funai identificou articulações para novas invasões. Esta já é a terceira operação deflagrada na região neste ano.

 

Nas primeiras ações, foram apreendidos em flagrantes pessoas extraindo madeira, e realizando caça e pesca ilegal.

 

Cinco serrarias clandestinas foram fechadas; armas e munições foram apreendidas, além de ter sido feita a retirada do gado criado pelos invasores na terra indígena.
 

Últimas notícias
Segurança

Polícia Federal prende 36 candidatos com mandados em aberto

Entre os crimes cometidos estavam tráfico de drogas, corrupção, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais.

Baixar arquivo
Justiça

X tem cinco dias para comprovar indicação de representante legal

Prazo foi dado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que também quer saber quantos dias a rede operou no Brasil por meio de um truque tecnológico que burlava o bloqueio determinado por ele.

 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia da Árvore: MST começa a plantar 2 mil hectares no Vale do Rio Doce

O objetivo é promover a restauração florestal dos assentamentos da região, atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015, considerada uma das principais tragédias ambientais do país.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com BRT deixa 64 feridos no Rio de Janeiro

Motorista do ônibus teve mal súbito e bateu em estrutura de concreto do Viaduto do Gasômetro. Ele foi hospitalizado em estado grave, mas se encontra estável.

Baixar arquivo
Justiça

Após suspensão de 20 dias, X reestabelece representante legal no país

A medida cumpre determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, que deu prazo de 24 horas para que a rede social comprovasse que tem representante no país - requisito para empresas operarem em território nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo aumenta multas contra incêndio ilegal e proíbe fogo controlado

Segundo decreto, o início de queimadas em florestas ou outras vegetações nativas agora vai gerar R$ 10 mil de multa por hectare ou fração. Penalidades podem chegar a R$ 50 milhões.

Baixar arquivo