Discurso da inauguração de Brasília marcou a missão da Rádio Nacional: ser a cara do Brasil

Inauguração de Brasília

Publicado em 28/04/2020 - 21:05 Por Victor Ribeiro - Brasília

A primeira rádio de Brasília foi a Rádio de Lata, uma rádio-poste na Cidade Livre, atualmente Núcleo Bandeirante. Foi aberta três anos antes da inauguração da capital. O alagoano Claudionor Pedro dos Santos, hoje com 80 anos, chegou aqui no dia 21 de julho de 1957, com 17 anos, e, com a experiência de ter trabalhado em uma emissora em Maceió, se tornou um dos primeiros locutores da Rádio de Lata. Ele conta como surgiu a ideia.

 

E a Rádio de Lata foi fundamental para colocar a Rádio Nacional Brasília no ar, no dia 31 maio de 1958, porque os equipamentos não chegaram a tempo. A Rádio de Lata emprestou até seu acervo de discos para que a Nacional começasse a levar para todo o Brasil as notícias da construção.

 

O apresentador Valter Lima, que tem mais de 40 anos de carreira, comenta que um dos motivos para a Nacional ser uma das emissoras mais queridas no país é a vocação para a prestação de serviço.

 

E foi na Rádio Nacional que, na manhã de 21 de abril de 1960, Juscelino Kubitschek fez o discurso de inauguração da nova capital.

 

Além de integrar o país com informação e prestação de serviço, a Nacional Brasília AM também leva o futebol, com o “timaço Nacional”. O narrador André Luiz Mendes destaca a relevância das nossas jornadas esportivas.

 

Tem o entretenimento, com programas como “Eu de cá, você de lá”, que fazem da rádio a companhia perfeita para ouvir uma moda de viola ou viajar na boleia de um caminhão.

 

O jornalismo da Nacional também faz parte da história do país. Ao longo do século 20 e nessas primeiras décadas do século 21, a emissora levou o ouvinte para dentro dos fatos políticos. São programas de debates e radiojornais, além dos boletins de notícias, com notícias curtas e a agilidade que você precisa para estar sempre bem informado.

 

O mais clássico foi o “Repórter Esso”... E atualmente é o “Nacional Informa”.

 

Isso tudo sempre embalado pelos grandes clássicos da música brasileira, da música sertaneja até o rock, valorizando as características e os sotaques de cada região do país. A Rádio Nacional nasceu pra ser a voz e a cara do Brasil. Na próxima reportagem, vamos conhecer melhor a Rádio Nacional FM.

 

 

* Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz conclui estudo que mostra eficácia de vacinas contra a covid

O levantamento foi feito do dia 17 de janeiro até 19 de julho, a partir de mais de 66 milhões de registros de vacinas. E apontou que a efetividade dos imunizantes varia de acordo com a faixa etária do público.

Baixar arquivo
Cultura

Povoado Mumbuca, Jalapão, realiza festa da colheita do capim-dourado

As hastes da planta são utilizadas para a confecção de artesanatos, como bolsas, bijuterias e objetos de decoração. Essa técnica é uma herança dos índios Xerente, habitantes da região.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim Fiocruz aponta queda no número de casos e de mortes por covid

O número de casos e de mortes por covid -19 sofreu a maior queda desde o início de 2021, segundo o último Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz. São 12 semanas consecutivas de diminuição no número de mortes.

Baixar arquivo
Esportes

Filha de Pelé posta foto com o pai no Albert Einstein em SP

Kely Nascimento acompanha o pai, Pelé, que teria voltado à UTI, de onde saiu a dois dias, por conta de um problema de refluxo.

Baixar arquivo
Justiça

Criptoativos apreendidos serão depositados em conta judicial

O total apreendido, avaliado em cerca de R$ 150 milhões, vai ser depositado em uma conta judicial para destinação futura, a ser definida pela Justiça. A Câmara Criminal decidiu ainda criar um grupo de trabalho para auxiliar os procuradores em casos envolvendo moedas digitais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Vacinação de gestante e puérpera está muito abaixo do esperado

. Pouco mais de 40% das gestantes e das mulheres que acabaram de dar à luz, as puerperas, tomaram pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.

Baixar arquivo