Operação Falso Negativo prende mais dois ex-gestores da Saúde no DF

Publicado em 25/09/2020 - 14:55 Por Dayana Vítor - Brasília

Mais dois ex-integrantes da alta cúpula da Secretaria de Saúde do Distrito Federal suspeitos de participação em fraudes na aquisição de testes da covid-19, foram presos nesta sexta-feira (25) na terceira fase da Operação Falso Negativo do Ministério Público do DF.

São eles Eduardo Hage Carmo, ex-subsecretário de Vigilância à Saúde, detido pela segunda vez pelos mesmos indícios e Emmanuel Carneiro, ex-diretor de Aquisições Especiais.

Hage já tinha sido preso em 25 de agosto, na segunda fase da Operação por suspeita de participação no esquema que, segundo as investigações, gerou prejuízos de R$18 milhões aos cofres públicos do Distrito Federal. Mas três dias depois, ele conseguiu um habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça e foi solto.

De acordo com as investigações, Hage mantinha contatos particulares com empresas que depois venceriam as contratações. Ainda articulava com outro investigado, o ex-diretor do Laboratório Central, Jorge Chamon, a confecção de projetos desnecessários, apenas para desviar recursos.

Já o ex-diretor de Aquisições Especiais da Secretaria de Saúde, Emmanuel Carneiro, seria o responsável pelo impulsionamento de licitações indicadas pelos demais membros do grupo. Ele ainda é suspeito de direcionar valores de licitações, antes mesmo do processo ocorrer.

O Ministério Público do DF apresentou denúncia contra Eduardo Hage, Emanuel Carneiro e outras 13 pessoas por crimes contra a administração pública.

A Rádio Nacional procurou, os advogados dos presos, mas até o momento não obteve resposta.

A Secretaria de Saúde informou em nota que colabora com as investigações e está a disposição do Ministério Público. Disse ainda que a atual gestão tem acatado as recomendações para melhorar a transparência dos atos da secretaria perante a sociedade. 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo