MPF quer quilombolas incluídos na 1ª fase da vacina contra covid-19

Segundo o órgão, o planejamento foi diferenciado entre os estados

Publicado em 21/01/2021 - 14:02 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal quer garantir a inclusão dos quilombolas nesta primeira fase de vacinação contra a covid-19. De acordo com a Procuradoria da República no Rio de Janeiro, há tratamentos diferenciados entre os estados, apesar da Lei 14.021 de 2020 instituir medidas para evitar o contágio e a disseminação da doença entre povos e comunidades tradicionais brasileiras. Entre elas, estão indígenas e quilombolas.

No último dia 18, o MPF fez um requerimento de informações ao Ministério da Saúde, e no caso do Rio de Janeiro, às secretarias municipal e estadual de saúde, sobre o planejamento de imunização dos quilombolas. O governo do estado disse ao MPF que estava seguindo a orientação do Ministério da Saúde e não incluirá os quilombolas nessa primeira fase. Já o Ministério da Saúde não respondeu.

No dia 18, durante o anúncio do início da vacinação pelo Ministro Eduardo Pazuello, o grupo também não foi mencionado entre os prioritários.

O procurador da República Leandro Mitidieri explica que os quilombolas deveriam ter sido incluídos já nessa primeira etapa sob orientação do Ministério da Saúde, para evitar discrepância entre os estados.

O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde do município e do estado do Rio foram procuradas mas não responderam até o fechamento desta reportagem.

Segundo o Observatório da Covid-19 nos Quilombos, até o momento, 179 quilombolas morreram em decorrência do coronavírus e houve 4760 casos de infecção confirmados. O Rio de Janeiro é o estado com maior número de mortos, 30, seguido por Amapá, com 16, e Pará, que registrou 10 óbitos.

Os dados são atualizados pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, a Conaq, e o Instituto Socioambiental.

 

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo