MPF quer quilombolas incluídos na 1ª fase da vacina contra covid-19

Segundo o órgão, o planejamento foi diferenciado entre os estados

Publicado em 21/01/2021 - 14:02 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal quer garantir a inclusão dos quilombolas nesta primeira fase de vacinação contra a covid-19. De acordo com a Procuradoria da República no Rio de Janeiro, há tratamentos diferenciados entre os estados, apesar da Lei 14.021 de 2020 instituir medidas para evitar o contágio e a disseminação da doença entre povos e comunidades tradicionais brasileiras. Entre elas, estão indígenas e quilombolas.

No último dia 18, o MPF fez um requerimento de informações ao Ministério da Saúde, e no caso do Rio de Janeiro, às secretarias municipal e estadual de saúde, sobre o planejamento de imunização dos quilombolas. O governo do estado disse ao MPF que estava seguindo a orientação do Ministério da Saúde e não incluirá os quilombolas nessa primeira fase. Já o Ministério da Saúde não respondeu.

No dia 18, durante o anúncio do início da vacinação pelo Ministro Eduardo Pazuello, o grupo também não foi mencionado entre os prioritários.

O procurador da República Leandro Mitidieri explica que os quilombolas deveriam ter sido incluídos já nessa primeira etapa sob orientação do Ministério da Saúde, para evitar discrepância entre os estados.

O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde do município e do estado do Rio foram procuradas mas não responderam até o fechamento desta reportagem.

Segundo o Observatório da Covid-19 nos Quilombos, até o momento, 179 quilombolas morreram em decorrência do coronavírus e houve 4760 casos de infecção confirmados. O Rio de Janeiro é o estado com maior número de mortos, 30, seguido por Amapá, com 16, e Pará, que registrou 10 óbitos.

Os dados são atualizados pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, a Conaq, e o Instituto Socioambiental.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo
Saúde

Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

Baixar arquivo