logo Radioagência Nacional
Geral

Círio de Nazaré acontece com restrições devido à covid-19

Baixar
João Paulo Seabra - Repórter da Rádio Cultura de Belém
10/10/2021 - 16:17
Pará

Este é o segundo ano seguido sem a grande romaria do Círio de Nazaré que é realizada em outubro pelas ruas da capital paraense. Mesmo assim, a data que celebra a edição de número 229 foi comemorada nesta manhã, principalmente, pelos promesseiros que muitas vezes vem de municípios do interior do Pará.

Logo cedo a tradicional missa na catedral de Belém foi fechada para o público. Mas depois de 8h da manhã, a imagem foi exposta para os devotos que estavam do lado de fora.

A grande novidade foi o sobrevoo com a imagem em hospitais da cidade, onde várias homenagens foram feitas como a chuva de pétalas de rosa. O ato lembra os momentos difíceis para a saúde pública durante a pandemia de covid-19.

Outra novidade no Círio de Nazaré deste ano foi a participação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves realizaram a homenagem a Nossa Senhora de Nazaré pela primeira vez escrevendo o nome da festa nos céus. Após a passagem pelos hospitais, milhares de pessoas esperavam no entorno da Basílica de Nazaré onde foi realizada a missa na praça Santuário.

Nos próximos 15 dias é realizada a quadra nazarena com programações religiosas e culturais. Em 2019, último Círio de Nazaré antes da pandemia, a festa reuniu cerca de dois milhões de pessoas pela ruas.

x