A partir de 30 de junho, as Etiquetas Nacionais de Conservação de Energia, aquelas que vêm junto aos eletrodomésticos com dados sobre o desempenho energético dos equipamentos, vão contar também com um QR Code para dar mais informações ao consumidor na hora de adquirir um produto.
Hércules Souza, chefe da Divisão de Vigilância e Estudos Técnicos Científicos do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia informa que: “O QR code vem pra ficar, ele vai se tornar uma ferramenta cada vez mais importante nessa interação do consumidor com a etiqueta, dando a ele uma série de informações que podem ajudá-lo, subsidiá-lo na tomada de decisão na compra daquele equipamento eficiente energeticamente e mais obviamente, mais barato em termos de consumo para ele também.”
O QR code é uma espécie de código de barras quadricular que pode ser escaneado pela câmera de smartphones. Ele servirá para acessar o site de busca de registros de objetos do Inmetro, para que o consumidor verifique se o registro do produto está válido, assim como outros dados sobre a eficiência energética do eletrodoméstico.
Essas informações também podem ser obtidas mesmo sem a leitura do código, segundo Hercules Souza a informação também pode ser obtida indo direto no site do Inmetro, e a partir do número de registro que é uma informação disponibilizada ao consumidor.
O site para acessar as informações, sem a necessidade de ler o QR Code, é o registro.inmetro.gov.br/consulta.
As geladeiras contarão com as novas etiquetas a partir de junho. Já os aparelhos de ar condicionado somente em dezembro deste ano. O Inmetro informou que planeja ampliar o leque de produtos com a funcionalidade na etiqueta.
*Com supervisão de Bianca Paiva