QR Code dará mais informações em Etiquetas de Conservação de Energia

Publicado em 24/05/2022 - 18:54 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

A partir de 30 de junho, as Etiquetas Nacionais de Conservação de Energia, aquelas que vêm junto aos eletrodomésticos com dados sobre o desempenho energético dos equipamentos, vão contar também com um QR Code para dar mais informações ao consumidor na hora de adquirir um produto.

Hércules Souza, chefe da Divisão de Vigilância e Estudos Técnicos Científicos do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia informa que: “O QR code vem pra ficar, ele vai se tornar uma ferramenta cada vez mais importante nessa interação do consumidor com a etiqueta, dando a ele uma série de informações que podem ajudá-lo, subsidiá-lo na tomada de decisão na compra daquele equipamento eficiente energeticamente e mais obviamente, mais barato em termos de consumo para ele também.” 

O QR code é uma espécie de código de barras quadricular que pode ser escaneado pela câmera de smartphones. Ele servirá para acessar o site de busca de registros de objetos do Inmetro, para que o consumidor verifique se o registro do produto está válido, assim como outros dados sobre a eficiência energética do eletrodoméstico.

Essas informações também podem ser obtidas mesmo sem a leitura do código, segundo Hercules Souza a informação também pode ser obtida indo direto no site do Inmetro, e a partir do número de registro que é uma informação disponibilizada ao consumidor. 

O site para acessar as informações, sem a necessidade de ler o QR Code, é o registro.inmetro.gov.br/consulta.

As geladeiras contarão com as novas etiquetas a partir de junho. Já os aparelhos de ar condicionado somente em dezembro deste ano. O Inmetro informou que planeja ampliar o leque de produtos com a funcionalidade na etiqueta.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo