Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

Rios Paraíba e Mundaú chegaram a subir até 2 metros acima do normal

Publicado em 02/07/2022 - 17:36 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas. Os rios Paraíba e Mundaú, que cortam o estado, transbordaram, e em alguns pontos subiram até 2 metros de altura.

Segundo a Defesa Civil de Alagoas, ao todo, 50 municípios foram atingidos. Trinta e cinco já decretaram estado de emergência.

O coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Moisés Melo, disse que estradas precisaram ser interditadas por conta dos estragos causados pela chuva, incluindo as BRs 104 e 101, no sentido Maceió-Recife, e trechos entre Maceió e Aracaju.

Ainda segundo a Defesa Civil, as famílias desabrigadas estão sendo levadas para escolas, ginásios e demais prédios públicos disponíveis nos municípios.

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta de acumulado de chuvas com riscos de alagamentos e deslizamentos que podem ocorrer em municípios do Agreste, Zona da Mata e Litoral de Pernambuco e Alagoas até a manhã deste domingo (03).

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Monitor do PIB aponta crescimento de 1,1% no 2º trimestre no Brasil

Já em relação a igual período de 2021, o indicador produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas apresentou expansão 3%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: pesquisa da USP desvenda inflamações mesmo após saída do vírus

Descoberta deve ajudar os médicos a escolherem melhor os tratamentos para os pacientes graves, escolhendo entre tratar a infecção viral, ou, o processo inflamatório do corpo.

Baixar arquivo
Política

Após ataque hacker, sites da prefeitura do Rio seguem fora do ar

O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo
Geral

53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Baixar arquivo
Geral

Cidadãos já podem consultar prestação de contas dos candidatos

Os relatórios financeiros das campanhas devem ser inseridos a cada 72 horas no site do TSE

Baixar arquivo