A Empresa Brasil de Comunicação tem uma nova diretora-presidenta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira, uma portaria nomeando Kariane Costa Silva de Oliveira como nova dirigente da empresa pública.
Kariane Costa irá conduzir o processo de transição para nova gestão, a ser implementada nos próximos meses.
Kariane é jornalista concursada da EBC há 10 anos e atual representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa
Kariane Costa tem 41 anos e mais de 18 anos de experiência como jornalista. Ela foi representante da Comissão de empregados da EBC em 2016 e atuava como setorista de política da Rádio Nacional no Congresso Nacional.
O presidente da República destituiu a atual diretoria e exonerou Glen Valente, ex-presidente da empresa, e mais outros quatro diretores: os militares Roni Baksys e Márcio Kazuaki, o Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia, Pedro Marcos Boszcovski e a diretora Sirlei Batista. O Diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales da Silva foi mantido.
Sobre o governo Bolsonaro, a sociedade civil denunciou o desvirtuamento da missão pública da EBC e a utilização dos veículos para propaganda do governo federal. Os trabalhadores inclusive apresentaram, nos últimos anos, centenas de casos de censura.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, indicou também para o processo de transição Rita Freire, presidente do Conselho Curador da EBC cassado após o golpe de 2016, Juliana Cézar Nunes, empregada concursada da empresa, e as jornalistas Nicole Briones e Flávia Filipini.
Paulo Pimenta disse em nota que “a composição do processo de transição, reunindo empregados concursados da empresa, mas também representantes da sociedade e profissionais da área, mostra nosso compromisso com a comunicação pública e com a integridade e o fortalecimento da EBC”.
A EBC é a empresa responsável pelo sistema público de comunicação federal. É responsável pelas sete Rádios Nacional e MEC, a TV Brasil, Agência Brasil e Radioagência Nacional. Por contrato ela também presta serviços de comunicação ao governo, com a produção da Voz do Brasil e transmissão de atos oficiais.