Presunto passa a ter novas regras de produção; entenda o que muda

Publicado em 02/05/2023 - 15:39 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir desta terça-feira (2), o presunto vendido no Brasil deve ter quatro tipos: cozido, cozido superior, cozido tenro e cozido de aves. A regra é do Ministério da Agricultura, mas os fabricantes terão um ano para adaptarem os produtos a esses tipos.

A portaria atende pedidos do setor produtivo e quer dar nomes aos produtos, garantir a segurança, diminuir riscos à saúde e padronizar os presuntos. O ministério também determinou que, para manter a qualidade do presunto brasileiro, toda a proteína contida deve ter, no máximo, 25% de colágeno, o que garante a firmeza. No caso dos presuntos cozidos de aves, o colágeno não pode ser maior que 10% da proteína.

A norma ainda prevê que o máximo de carne moída permitida no presunto cozido é de 10%. No cozido tenro, até 5% por cento. Já a carne do presunto cozido superior não pode ser moída em nenhuma quantidade.

Com as mudanças aumentou, ainda, a quantidade de carne nos produtos e reduziu a quantidade de água: os presuntos cozidos não podem ter menos de 16% de carne. Quanto à água, o limite é 5%. Já no caso do presunto cozido de aves, precisa ter pelo menos 14% de carne e, no máximo 2% de carboidratos e pouco mais de 5% de água.

Segundo o Ministério da Agricultura, os presuntos cozido, cozido superior e cozido tenro são feitos, basicamente, da carne de pernil suíno, sem pele. O cozido tenro deve ser sempre defumado. Já o cozido de aves, como diz o nome, é feito de carnes das pernas de aves, moídos ou não.

 

 

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

Governo muda cálculo de meta da inflação; entenda como vai funcionar

Segundo o decreto, o acompanhamento da inflação vai acontecer a cada 30 dias, observando os últimos 12 meses. Economista explica o que muda, na prática, com a nova forma de avaliação que começa a valer em janeiro de 2025.

Baixar arquivo
Geral

Usina Angra 1 está em processo de renovação; licença vai até dezembro

Angra 1 é a primeira usina nuclear do Brasil. Em funcionamento desde 1985, tem capacidade para abastecer dois milhões de pessoas, o equivalente à cidade de Manaus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dez anos após "Lei da Palmada", maus-tratos contra crianças crescem

Informações recentes divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública apontam que, no município do Rio, o número de casos de maus-tratos contra crianças de até 11 anos de idade subiu 173%, nos últimos três anos.

Baixar arquivo
Segurança

PF apura se resultado de jogo da série D foi manipulado

De acordo com os investigadores, a CBF recebeu um alerta da Sportradar, que detectou movimentação atípica em uma partida, na qual 99% das apostas apontava que a equipe visitante iria perder no 1º tempo da por pelo menos dois gols - o que de fato ocorreu.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MapBiomas: Amazônia perdeu 3,3 mi de hectares em superfície de água

A redução ocorre em corpos hídricos naturais; reservatórios; e hidrelétricas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo MapBiomas Água, cobrindo o período entre 1985 e 2023.
 

Baixar arquivo