Já são 87 municípios afetados pelas chuvas no RS
Publicado em 08/09/2023 - 21:53 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Subiu para 87 o número de municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do estado, na noite desta sexta-feira, segue em 41 o número de vítimas e em 46, o de desaparecidos. Mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas e 8 mil desalojadas. Agora são 147 mil pessoas afetadas, de alguma forma, pelo ciclone extratropical.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul tem utilizado drones para tentar localizar os desparecidos: oito em Lajeado, oito em Arroio do Meio e 30 em Muçum.
O governador Eduardo Leite informou que o Banrisul liberou uma linha de crédito específica para auxiliar na reconstrução de moradias e comércio.
Sonora 1
Leite destacou ainda a importância das doações e detalhou os itens que são mais necessários neste momento.
Sonora 2
O último boletim meteorológico publicado pela Defesa Civil estadual mantém o risco de chuva forte para as próximas horas. Para madrugada e manhã de sábado, a previsão é de chuva moderada a forte em áreas da metade Sul, com chance de temporais pontuais e acumulados entre 20 a 30 milímetros por dia, chegando pontualmente a 40 milímetros na Campanha gaúcha.
Os kits de medicamentos e insumos enviados pelo Ministério da Saúde para o atendimento de 15 mil pessoas começam a ser distribuídos nos municípios do Vale do Taquari neste sábado.
Em comunicado divulgado nesta sexta, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que tem atuado para agilizar o repasse de recursos para assistência humanitária e restabelecimento de serviços essenciais.
Até o momento, das 79 cidades gaúchas que tiveram o estado de calamidade reconhecida, sete já deram entrada com pedidos de recursos. Uma cidade catarinense e uma paranaense, afetadas pelo ciclone, também entraram com pedido junto ao governo federal.
Juntos, esses nove municípios solicitaram cerca de 12 milhões de reais em recursos. A liberação está sendo avaliada pela área técnica da Defesa Civil Nacional.
Edição: Sheily Noleto / Beatriz Albuquerque