Já são 87 municípios afetados pelas chuvas no RS

Publicado em 08/09/2023 - 21:53 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Subiu para 87 o número de municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do estado, na noite desta sexta-feira, segue em 41 o número de vítimas e em 46, o de desaparecidos. Mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas e 8 mil desalojadas. Agora são 147 mil pessoas afetadas, de alguma forma, pelo ciclone extratropical.

 A Defesa Civil do Rio Grande do Sul tem utilizado drones para tentar localizar os desparecidos: oito em Lajeado, oito em Arroio do Meio e 30 em Muçum.

O governador Eduardo Leite informou que o Banrisul liberou uma linha de crédito específica para auxiliar na reconstrução de moradias e comércio.

Sonora 1

Leite destacou ainda a importância das doações e detalhou os itens que são mais necessários neste momento.

Sonora 2

O último boletim meteorológico publicado pela Defesa Civil estadual mantém o risco de chuva forte para as próximas horas. Para madrugada e manhã de sábado, a previsão é de chuva moderada a forte em áreas da metade Sul, com chance de temporais pontuais e acumulados entre 20 a 30 milímetros por dia, chegando pontualmente a 40 milímetros na Campanha gaúcha.

Os kits de medicamentos e insumos enviados pelo Ministério da Saúde para o atendimento de 15 mil pessoas começam a ser distribuídos nos municípios do Vale do Taquari neste sábado.

Em comunicado divulgado nesta sexta, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que tem atuado para agilizar o repasse de recursos para assistência humanitária e restabelecimento de serviços essenciais.

Até o momento, das 79 cidades gaúchas que tiveram o estado de calamidade reconhecida, sete já deram entrada com pedidos de recursos. Uma cidade catarinense e uma paranaense, afetadas pelo ciclone, também entraram com pedido junto ao governo federal.

Juntos, esses nove municípios solicitaram cerca de 12 milhões de reais em recursos. A liberação está sendo avaliada pela área técnica da Defesa Civil Nacional.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Internacional

Guerra entre Rússia e Ucrânia completa dois anos no sábado (24)

Mesmo com as sanções dos países europeus e dos Estados Unidos, a economia russa conseguiu crescer 3,6% em 2023, impulsionada pelos gastos militares.

Baixar arquivo
Geral

Enem dos Concursos: mais de dois milhões de candidatos estão aptos

56% das inscrições confirmadas são de mulheres. Cerca de 420 mil pessoas vão concorrer pela cota para negros, 45 mil para pessoas com deficiência e 10 mil para indígenas. O cargo de técnico em indigenismo, para a Funai, teve o maior número de inscrições confirmadas

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: Ibaneis Rocha diz que a rede de saúde do DF entrou em colapso

Distrito Federal está em estado de emergência devido ao surto de dengue. O número de casos prováveis da doença aumentou em mais de 1300% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Israel elabora plano pós-guerra que mantém Gaza ocupada

Plano apresentado por Israel foi rechaçado por membros da Autoridade Palestina.  Na véspera do aniversário de dois anos da ocupação da Ucrânia, Estados Unidos anunciam novas sanções à Rússia

Baixar arquivo
Geral

Mais de um milhão de brasileiros não possuem vaso ou fossa sanitária

Cerca de 20% da população sequer tem banheiro. Dados do IBGE apontam que o abastecimento de água também é um desafio , principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra alta taxa de transmissão da covid-19

Entre 11 e 17 de fevereiro a taxa de positividade foi de quase 30%. Apesar do aumento dos indicadores precoces da covid-19, as solicitações de leitos para tratamento da doença não aumentaram neste início de 2024

Baixar arquivo