RS tem alerta de enxurradas e inundações até o fim de semana

Publicado em 30/04/2024 - 18:32 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Rio Grande do Sul pode sofrer com enxurradas e inundações generalizadas nos próximos dias, segundo o governo estadual. Eventos parecidos aos que ocorreram em setembro do ano passado.

Alguns municípios já registraram 300 milímetros de chuvas e há o risco de chegarem a 400 milímetros até o fim da semana.

Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite mencionou o risco alto para o Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Vale do Caí. Por isso, pediu que as pessoas evitem viagens desnecessárias e evitem ficar em áreas de risco.

A situação mais delicada é no Vale do Caí, onde o rio ultrapassou a cota de inundação em quatro pontos. No Taquari, o ponto mais sensível é na cidade de Estrela, onde o rio atingiu 20 metros e superou a cota de inundação.

O coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, destacou o risco de eventos extremos em todo o estado.

O governo gaúcho informou que três escolas estaduais foram danificadas e seis tiveram muros desabados. Mais de 70 suspenderam as aulas.

O governador disse que vai definir com a Secretaria de Educação se as aulas vão ser suspensas em todo o estado ou só nas áreas mais graves.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo