logo Radioagência Nacional
Geral

Prefeituras do RS começam amanhã a cadastrar quem receberá R$ 5,1 mil

Auxílio Reconstrução será fornecido pelo governo federal
Baixar
Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional
21/05/2024 - 14:50
Brasília
Porto Alegre (RS), 18/05/2024 – CHUVAS RS- ENCHENTE -  Corpo de Bombeiros, Políciais e voluntários continuam resgatando animais e levando mantimentos para as pessoas atingidas pela enchente em Porto Alegre. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (22), as Prefeituras do Rio Grande do Sul podem começar a cadastrar as famílias com direito a receber os R$ 5,1 mil do Auxílio Reconstrução.

 Têm direito ao benefício famílias que tiveram de deixar suas casas por causa das enchentes.

 O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, deu detalhes sobre as informações que os municípios devem enviar nesta primeira etapa. Primeiro serão comunicadas as áreas atingidas. Depois, as pessoas afetadas.

No estado, mais de 654 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.

O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, explicou o objetivo do auxílio, como a compra de colchão ou fogão, embora não seja obrigatório.

A partir da próxima segunda-feira, dia 27, a pessoa responsável pela família pode acessar o site, com a conta Gov.br, e confirmar os dados enviados pela prefeitura do seu município.

Essas informações são enviadas para a Caixa, que vai fazer o pagamento.

Quem for cliente do banco, já recebe na própria conta. Para quem não é cliente, será aberta automaticamente uma conta poupança para acessar o dinheiro no aplicativo Caixa Tem.

Mais informações no site do programa Auxílio Reconstrução.

x